Mesmo com a crise econômica, a Editora Abril fechou 2009 com receita líquida de R$ 2 bilhões, o que representa um crescimento de 3,6% com relação ao ano anterior. A receita total com publicidade da Editora Abril em 2009 foi de R$ 883,6 milhões. Responsável por 63% da receita total do Grupo Abril, a Editora publica anualmente 373 títulos de revistas, possui 43 sites e é líder em 21 dos 25 segmentos em que atua.
Os títulos da Abril cresceram 4,7% na circulação no ano passado, com um total de 169,9 milhões de exemplares, o que representa 54,2% do mercado brasileiro, segundo o Instituto Verificador de Circulação (IVC), atingindo 27,3 milhões de leitores. Também houve aumento de 2,2% no número de assinantes, com total de 3,7 milhões e 87 títulos comercializados.
Em 2009, a Editora Abril deu sequência aos investimentos em novas mídias, como internet e celulares, que fecharam o ano com aumento de 17,8% de receita líquida. Um dos principais destaques em internet é a marca Capricho, que desenvolveu conteúdo exclusivo para a rede e é, hoje, segundo a Comscore – empresa de pesquisa de mercado que fornece dados de marketing e serviços – o maior site teen do mundo, com 2,5 milhões de unique visitors e 62 milhões de page views em 2009.
Outro destaque são os eventos realizados pela Editora por meio da extensão de suas marcas e com participação crescente do público, como a Feira Guia do Estudante, o Espaço Cultural Veja São Paulo, além da adesão das empresas ao Guia Exame de Sustentabilidade e a diversas outras publicações e premiações relacionadas ao ambiente corporativo.
De acordo com o vice-presidente de finanças e controle do Grupo Abril e diretor de relações com investidores, Douglas Duran, os números refletem o árduo trabalho em todas as frentes da Editora com foco nos resultados. “Estou certo de que, devido ao nosso esforço contínuo para a redução de custos, sobretudo nos últimos anos, conquistamos um crescimento consistente em várias áreas”, afirma.
Segundo o presidente executivo da Editora Abril, Jairo Leal, a perspectiva para 2010 é bastante positiva. Além do reaquecimento da economia verificado já no final de 2009, ele também aponta para grandes eventos, como a Copa do Mundo, um fator que certamente irá alavancar o crescimento de todo o mercado. Para Jairo Leal, a Editora também está atenta para o mercado de novos consumidores que está se formando no Brasil devido ao aumento do poder aquisitivo e ao crescimento dos níveis de educação. “Com as soluções Abril 360 graus, temos a plataforma adequada para falar com cada público específico, oferecendo publicações de qualidade aos leitores, mas também com foco no investimento do anunciante, seja em revista, internet, mobile, DBM, eventos e TV”, afirma o presidente.