Editora BPP tem nova executiva
A Editora BPP, responsável pelas revistas Forbes e Billboard no Brasil, anuncia a chegada de Cristina Falcão, que deixou o Grupo Doria para atuar como diretora comercial e de marketing da editora. A executiva chegou em maio com a proposta de transformar os negócios envolvendo os títulos da editora, transformando-os em uma plataforma de negócios mais ampla para marcas e anunciantes que vai além dos anúncios nas publicações.
De acordo com Cristina, desde que voltou a circular no Brasil, em 2012, a Forbes teve como foco sua consolidação na mídia impressa, na qual circula com 50 mil exemplares, segundo o IVC, e na online. Agora, inicia-se uma nova fase de expansão de negócios que extrapola o mercado editoral.
O primeiro passo dessa expansão é o lançamento da Forbes Life neste mês, publicação focada em lifestyle e lazer que será veiculada junto com a edição oficial da revista. “Decidimos por não fazer venda separada porque é o primeiro número e precisamos garantir a circulação da revista. Mesmo assim vamos entregar esse conteúdo de qualidade para o leitor”.
A Forbes Life terá mais uma edição neste ano, prevista para o bimestre de dezembro e novembro. A publicação também terá versões digitais. Outro avanço da editora é a área de eventos. “Teremos eventos a partir do segundo semestre, todos os meses. Serão eventos de conteúdo e relacionamento, mas vamos aproveitar a ferramenta da própria revista para valorizar o conteúdo desses eventos. Faremos também eventos sob demanda para as empresas”, explica.
A maioria deles deve acontecer no Espaço Iate Clube de Santos, em Higienópolis, na zona oeste de São Paulo. O único que deve ser sediado em outro local é o Visionários 2014, que escolherá o homem e a mulher do ano. “Não será necessariamente um empresário, pode ser um cientista, uma figura política. Vamos escolher cerca de 20 nomes, levantar o histórico de cada um e essa lista vai para a votação do conselho editorial, que é composto por empresários. Como cada um atua num segmento diferente, as visões são distintas”, conta. A revista Billboard também deve entrar no ramo de eventos, mas com shows e outras iniciativas ligadas à música.
De acordo com Cristina, a decisão de criar uma plataforma mais complexa de negócios está ligada à ideia de explorar o potencial de uma marca forte como a Forbes. “Não dá para dizer que o mercado de revistas não esteja um pouco difícil. Não é um mercado ascendente, mas quando você trabalha uma plataforma de negócios, que é o que estamos fazendo, ela consegue dar um bom resultado. Para a Forbes em especial, com esse cenário de empresas se tornando globais, somos favorecidos, porque a revista é muito conhecida em outros países”, explica a diretora, que diz que a empresa está vendendo a “plataforma completa”. “Todos os nossos eventos têm uma entrega de contrapartidas que inclui espaço na revista, por exemplo. No caso da revista em si, estamos tentando sair do convencional e vender páginas inteiras e criando formatos alternativos, como rodapés e brand voice”.
Parcerias
A parceria com a Ogilvy Brasil, que atende tanto Forbes quanto Billboard, continua. Há uma mudança, porém, na plataforma digital da Forbes. A partir de agosto a revista deixa de se hospedar no MSN e vai para o Portal Terra. De acordo com Cristina, devido a questões contratuais, a revista não podia comercializar anúncios em suas páginas do MSN, mas será responsável pela sua própria publicidade na nova plataforma.