Funcionários da Editora Três estiveram reunidos ontem, terça-feira (27), em assembléia que discutiu atrasos de salários e também questões sobre a possível venda da editora, que passa por uma crise e não efetua pagamentos desde o dia 20 de janeiro. Hoje, às 13h, eles voltam a se reunir para definir se terminam ou não a greve iniciada ontem. Segundo fontes do P&M Online ligadas à editora, os funcionários desejam uma posição efetiva do presidente Domingo Alzugaray sobre a venda da empresa e pretendem ficar parados até que haja um fato novo, seja sobre a venda ou sobre os pagamentos.

Até o momento três compradores mostraram interesse na aquisição da Três. Daniel Dantas foi o primeiro a se manifestar e conta com o apoio dos funcionários da editora, que expressaram sua preferência pelo dono do Opportunity na assembléia de ontem. Os outros dois interessados na compra são Nelson Tanure, do grupo CBM (Companhia Brasileira de Multimídia), e a parceria dos grupos Camargo de Comunicação e Bandeirantes.

Segundo a fonte do P&M Online, o Opportunity foi o que apresentou a melhor proposta, mais estruturada. Entre as ações do grupo, caso adquira a editora, estão o equacionamento das dívidas fiscais e trabalhistas, acerto dos salários e modernização da empresa como um todo.

Sem respostas

Na assembléia de ontem os funcionários acreditavam que uma resposta seria dada pelo presidente Alzugaray, no entanto a única coisa que conseguiram apurar é que até sexta-feira uma decisão será tomada, ou seja, a venda pode ser efetuada. A fonte do P&M disse que os trabalhadores desejam uma afirmação de que a editora está negociando com o grupo de Daniel Dantas.

A Três esteve próxima de fechar negócio com a CBM. Em um e-mail que circulou pela empresa há duas semanas, Carlos Alzugaray, diretor executivo da editora, comunicava como certa a venda da empresa para Tanure. Entre outras coisas, a mensagem dizia que os chefes de redação não precisavam se preocupar, pois se a editora fosse vendida para o Tanure todos ficariam bem. Na seqüência, os funcionários fizeram uma ação de repudio ao dono da CBM e as negociações foram suspensas.

A única certeza que os funcionários têm até o momento é que enquanto a Editora Três não for vendida os salários provavelmente não serão pagos.  

Atualmente, a Editora Três publica os seguintes títulos: Isto É, Isto É Platinum, Isto É Gente, Isto É Dinheiro, Planeta, Dinheiro Rural, Menu e MotorShow.

Claudia Pereira