Quando todos achavam que a história da venda da Editora Três estaria próxima do fim, novas informações voltam a agitar as negociações. Segundo fontes do P&M Online ligadas à Três, os funcionários estão novamente com os salários atrasados e, no último dia 20, receberam apenas metade do pagamento. Estima-se que até o momento, Nelson Tanure, do Grupo CBM (Companhia Brasileira de Multimídia), que adquiriu direito de preferência em comprar a empresa ao fazer um empréstimo para Domingo Alzugaray (dono da Três), já investiu cerca de R$ 10 milhões na editora.
Segundo a fonte, os desentendimentos entre os dois executivos teriam começado quando Tanure anunciou que cortaria entre 30% e 40% dos funcionários e na seqüência reduziria salários em até 30%. Outra ponto de discórdia seria sobre uma possível mudança de endereço das redações das revistas. Tanure teria cogitado levar os funcionários para um escritório que possui na Alameda Santos, fato que não foi visto com bons olhos por Alzugaray.
Pelos corredores da editora ouve-se que Alzugaray estaria conversando com investidores para conseguir o valor do empréstimo e saldar a dívida com Tanure, para dessa forma voltar a negociar com outros grupos. Outra fonte ligada à editora disse que esse prazo expira em 7/5, uma vez que a auditoria que acontecia na empresa foi encerrada na semana passada.
O P&M apurou com a fonte que Alzugaray teria voltado a procurar Daniel Dantas, do Opportunity, um dos interessados na compra no início das negociações. O Grupo Bandeirantes e o Bispo Edir Macedo, da Rede Record, também mostraram interesse na aquisição. Dantas teria dito que seu interesse em voltar às negociações não existia mais. Dentre as muitas informações que circulam dentro da editora existe a que um ‘pool’ de pequenos empresários poderia comprar uma parte da empresa, ficando Alzugaray com a maior parte das ações. Entre esses pequenos empresários estaria algum do Norte do País. Segundo a fonte, um antigo projeto da Três, a Dinheiro Amazônia, teria saído da gaveta nas últimas semanas justamente por conta desse possível investidor.
Atualmente, a Editora Três publica os seguintes títulos: Isto É, Isto É Gente, Isto É Dinheiro, Planeta, Dinheiro Rural, Menu e MotorShow.
Claudia Pereira