Editoras segmentadas crescem 16% em veiculação de anúncios

Pesquisa realizada pela Anatec (Associação Nacional de Editores de Publicações) revelou que 67% das editoras apresentaram aumento médio de 16% na veiculação de anúncios em suas publicações em 2008, enquanto 8% se mantiveram em posição estável e 25% indicaram ter redução de 9% em relação a 2007.

O estudo anual, realizado junto aos associados, traz um panorama da utilização de verbas de publicidade em publicações segmentadas em 2008 e indicadores das expectativas dos editores para 2009. Segundo Pedro Renato Eckersdorff, presidente da Anatec, “os percentuais indicam aumento no faturamento do setor em comparação ao ano anterior.

A pesquisa mostrou ainda a expectativa dos editores de publicações segmentadas para o ano de 2009. De acordo com o dirigente, 58% dos editores estimam aumento da receita publicitária de 14% em média, 25% indicaram posição estável e os demais uma retração média de até 11%.

Em análise do desempenho das editoras, o estudo revelou ainda o aumento da tiragem para 13%, média que, segundo os participantes, deve se manter em 2009. Os dados positivos também se estendem aos lançamentos, entre as editoras pesquisadas, 40% pretendem lançar novas publicações em 2009.

Com relação às forças de vendas, a pesquisa apontou que os sistemas a serem utilizados pelas editoras no ano de 2009 estarão divididos entre: venda de campo com equipes próprias (71%), internet (63%), telemarketing (42%), marketing direto (42%), representantes de vendas tercerizados (25%) e vendas via agência (25%).