Editorial Valores
Armando Ferrentini: “Ser feito de bobo não e da índole brasileira”
1. Nesta edição, o propmark traz a cobertura completa do 6º Fórum de Marketing Empresarial, uma realização do Grupo Doria em parceria com a Editora Referência e suas publicações voltadas para a comunicação do marketing. A curadoria de conteúdo do 6º Fórum é de responsabilidade do jornalista Adonis Alonso.
Bem-sucedido como nos anos anteriores, o evento surpreendeu pela grande presença de empresários dirigentes de marketing de grandes marcas do nosso mercado, que aproveitaram o Fórum para pregar otimismo, contrapondo-se ao manto crítico que cobre o país.
A atual crise político-econômica não foi menosprezada, mas a tônica das apresentações e dos debates que se seguiram, teve o seu principal foco voltado para a retomada dos negócios.
Muitos cases discutidos no Fórum procuraram apresentar soluções para o momento reconhecidamente difícil do mercado, seguindo a trilha de que mais vale acender uma vela do que maldizer a escuridão.
Na seção do Fórum dedicada aos grandes ícones da propaganda brasileira, homenagem especial a Celso Loducca, que guardou segredo sobre a sua saída da agência no fim deste ano, fartamente anunciada pela mídia do trade no início da última semana.
A propósito, a agência de Loducca, ligada ao Grupo ABC, de Guga Valente e Nizan Guanaes, terá um novo comando, com o aproveitamento de pratas da casa, e mudará de nome com a saída do seu fundador.
Como sempre acontece nessas ocasiões, não faltaram algumas especulações a respeito do fato. A principal delas liga o mesmo à negociação que estaria em andamento sobre o interesse de Martin Sorrell na aquisição do controle acionário do Grupo ABC.
Haveria resistência por parte de Celso Loducca e a solução encontrada foi o ABC adquirir a sua participação na agência.
Outra homenagem aos ícones coube a Luiz Lara, que se encarregou, na fala de agradecimento, de fazer um revival da história da sua carreira, cruzada em muitos momentos com o promotor do Fórum, o pré-candidato a prefeito de São Paulo, João Doria Junior.
A vez de Julio Ribeiro, no almoço de sábado do Fórum, proporcionou-lhe falar da sua nova empresa, uma consultoria dedicada a transmitir a empresários receitas das mais diversas para a conquista do público interno de cada empreendimento por eles dirigido.
Na opinião de Ribeiro, mais importante que garantir um bom lugar junto aos clientes, é bem tratar suas próprias equipes, até para que a conquista de clientes seja duradoura e crescente.
Quem não foi ao 6º Fórum de Marketing Empresarial perdeu uma grande oportunidade de conviver com líderes que sabem transmitir segurança e crença no futuro imediato do país, apesar de todos os percalços que estamos atravessando.
2. Merece aplausos a iniciativa da ANJ (Associação Nacional de Jornais) pela campanha publicitária iniciada na última semana e veiculada em praticamente todos os jornais do país, sob o tema “Nunca se leu tanto jornal”.
A campanha é criação de Nizan Guanaes, colaborando com um dos seus meios preferidos e onde escreve (Folha) quinzenalmente.
O primeiro anúncio dessa campanha registra o óbvio: 92% dos usuários de smartphone do Brasil leem notícias pelo celular; 800 milhões de adultos leem jornais em formato digital em todo o mundo; 58% dos brasileiros confiam mais no jornal do que em outras mídias; e 79% dos brasileiros que leem notícias nos jornais leem nos jornais impressos.
Dissemos acima que esses importantes dados são óbvios?
Sim, são óbvios principalmente para quem lida com esse tipo de dados.
Mas, a obviedade maior e que ainda não havia sido concebida, é colocá-los de forma expressiva em uma campanha institucional de valorização do meio jornal. Ou, se o leitor preferir, campanha institucional do jornal impresso, sem a necessidade de procurar valorizá-lo, objetivo perfeitamente dispensável após a leitura e conscientização da importância dos dados numéricos por ela apresentados.
3. A TV evidentemente também tem a sua vez, com destaque para a aberta que detém mais da metade do bolo publicitário brasileiro. É para saudar uma delas este item: o SBT, que completa 34 anos sendo recolocado na vice-liderança nacional de audiência e se reconhecendo como a “TV mais feliz do Brasil”.
Seus fiéis telespectadores comungam desse mote, tendo em vista sua identificação com o brasileiro médio e principalmente com a média da família brasileira.
No último dia 19, a direção da emissora festejou, com a sua grande família interna, a passagem dos 34 anos de vida da mesma, prometendo uma grande comemoração com o mercado por ocasião dos seus 35 anos, em agosto de 2016.
O mercado publicitário brasileiro reconhece a importância do SBT dentre as mídias eletrônicas de imagem, proporcionando nos últimos meses evolução na sua receita comercial.
Vida longa ao SBT e ao carismático SS.
4. O ministro Edinho Silva, da Secom, declarou na última semana que o Brasil precisa combater o clima de intolerância (contra o governo?) instalado no país. Referiu-se claramente à intolerância política, sem percorrer detalhes.
Quem o conhece pessoalmente, sabe que se trata de pessoa bem intencionada. Mas, é necessário que reconheça, mesmo que seja apenas para uso interno, que a intolerância é com os desmandos do governo e de políticos e empresários inescrupulosos que surrupiaram o erário em vultosas transações, como em letra de canção de Chico Buarque.
Além disso, o uso da mentira como arma de conquista do poder revolta duplamente, aumentando a intolerância: primeiro, pela mentira em si mesma e, segundo, pela desqualificação que se objetiva praticar contra quem dela é alvo.
Ser feito de bobo não é da índole brasileira.
5. O editorialista agradece a homenagem que o 6º Fórum de Marketing Empresarial lhe proporcionou, no encerramento dos trabalhos do evento no Sofitel Guarujá (SP), pelo transcurso dos 50 anos deste jornal. Nossos agradecimentos, em particular, a João Doria Jr., Célia Pompeia, Adonis Alonso e a toda operosa equipe do Grupo Doria, além dos participantes do Fórum que em pé aplaudiram a homenagem.
Cabe aqui um agradecimento especial à minha querida família, que guardou segredo da homenagem durante toda a semana e apareceu de surpresa (para mim) no recinto do evento, no momento exato da outorga do troféu comemorativo dos 50 anos do propmark.
Inesquecível.
*Diretor-presidente da Editora Referência, que edita o jornal propmark e as revistas Marketing e Propaganda