O mercado publicitário brasileiro fecha o ano melhor do que o anterior, com a possibilidade de manter a tendência nos próximos períodos, o que é altamente positivo para todos os que nele laboram.

A tendência revela uma economia geral em recuperação, o que podemos sentir na maioria dos segmentos econômicos do país. Apesar das críticas que o atual governo recebe diariamente na mídia, temos de forçosa e inevitavelmente concluir que o mais importante está sendo feito.

Isso não significa que o país deve silenciar diante de alguns erros que são por ele cometidos, como por exemplo a diminuição e até mesmo a extinção dos radares em algumas estradas federais, o que resultou em um aumento considerável do número de acidentes nas mesmas.

Devemos combater decisões dessa natureza, se possível antes de serem consumadas, evitando o pior como no caso acima.

É inegável, porém, que o país como um todo vem apresentando melhoras, uma das razões para os grandes anunciantes voltarem a acreditar no Brasil e nos seus múltiplos mercados. Essa atitude positiva fortalece a atividade publicitária e os seus players, além de animar os meios a investirem na alta das suas performances, o que acaba se transformando em uma roda viva.

O maior beneficiário dessa situação acaba sendo o próprio público, que, além de aos poucos voltar a desfrutar da criatividade de uma das melhores campanhas e anúncios publicitários do planeta, acaba sendo orientado para o que há de melhor em serviços e bens de consumo, com a vantagem nestes últimos tempos de uma inflação contida, o que não corrói seus ganhos.

Há outras vantagens nesse estado de coisas que podem ser enumeradas, sendo uma delas, sem dúvida, o benefício que o país indiretamente recebe nos inúmeros festivais e premiações do setor do marketing e da publicidade, aqui incluído também o live marketing, que invariavelmente acabam por reconhecer o Brasil como um país que consegue criar e produzir comunicação publicitária de Primeiro Mundo.

Esse fator nos valoriza sobremodo, assim como o cinema valorizou hábitos e costumes dos Estados Unidos, com seus longas que até hoje são aplaudidos ao redor do planeta.

Saudemos, pois, a nossa publicidade, que em decorrência da melhora econômica do país volta a se transformar em uma grande divulgadora dos nossos talentos, atraindo a atenção e o respeito de concorrentes poderosos, que muito nos ensinaram e hoje se dispõem a aprender conosco, reconhecendo nossas boas qualidades, o que provoca um aumento de investimentos em diversos segmentos dos vastos mercados brasileiros, sempre com destaque para o instrumental publicitário que nos equipara, sem exageros, ao Primeiro Mundo do setor.

Basta nos atermos aos resultados do Cannes Lions dos últimos anos, para checarmos que na maioria das vezes valemos sempre mais do que imaginamos.


Tem sido tão frequente a expansão da boa qualidade da nossa comunicação publicitária, que não faltam inventores de outros meios, não apenas para competir com o estabelecido, como também para lembrar a ilimitada força da nossa criatividade.

A jornalista Lilian Cunha assinou importante matéria jornalística no Estadão do dia 16 deste mês, mostrando detalhes de uma nova plataforma, a Instagrafite, que mistura arte de rua e propaganda, como revela a chamada da matéria no tradicional jornal de São Paulo.

Lilian Cunha lembra que o Instagram foi criado pelo americano Kevin Systrom e o brasileiro Mike Krieger, nos idos de 2010, dando oportunidade a que uma dupla de outros publicitários brasileiros, Marcelo Pimentel e Marina Bortoluzzi, fãs de fotografia e grafite, se dedicassem à criação de um perfil no Instagram, com fotos de arte de rua, como registrou a jornalista.

Estava criado o Instagrafite, “uma combinação de painéis espalhados pelo centro da cidade, que unem arte de rua com propaganda”.

Para quem achava difícil surgirem novo meios, o Instagrafite derruba a dúvida, invertendo inclusive o próprio caminho convencional dos meios digamos tradicionais, pois no Instagrafite quem o procura para anunciar é… o anunciante. A partir daí desencadeia-se uma sequência de interesses, que acabam culminando, quando tudo dá certo, com mais um Instagrafite valorizando a arte de rua com propaganda em São Paulo.

Ao que tudo indica, ganhará reprodução em outros centros importantes do país, podendo até mesmo atravessar fronteiras, com a ajuda do Instagram.


Nizan Guanaes retornará aos meios especializados em 2020, quando participará da série Encontros do PROPMARK, em entrevista a ser feita pelos nossos jornalistas, inicialmente prevista para a manhã de 4 de março.


Toca o celular deste editor e uma voz feminina alerta (!) que a conversa está sendo gravada… E aí se identifica como funcionária da Casas Bahia, fazendo uma oferta “imperdível”. Desligamos, estranhando o aviso inicial da autora da chamada.


Hélio Sileman e sua produtora Frame de trabalhos para o universo digital assinam o Vamos Falar do Brasil, com um entrevistador famoso (Joseval Peixoto) habilmente formulando perguntas a um convidado especial e semanal.

Na última semana, tivemos a honra de ser esse personagem (nada especial), discorrendo sobre a propaganda brasileira, seus profissionais de renome e os 55 anos do PROPMARK, a serem completados em maio próximo.

Ainda em fase de finalização, o link vai ser divulgado na próxima edição do PROPMARK.


Instigante nossa matéria de capa desta edição, com famosos profissionais que militavam no alto escalão de pessoas jurídicas trabalhando agora como consultores, explorando novos segmentos de negócios e até contribuindo para a formação de outros.

Dentre eles, Gal Barradas, Ken Fujioka, Alexandre Peralta e Celina Esteves, nomes famosos que têm tudo para brilhar nessa nova carreira que abraçaram.


Imperdível no capítulo de hoje da série Encontros a entrevista com NelcinaTropardi, VP de Assuntos Corporativos e de Sustentabilidade da Heineken e presidente da ABA.


Uma adequada entrevista para a nossa última edição do ano: Marcio Santoro faz um balanço da Africa neste 2019 que se despede.


A equipe da R/GA, agradecendo as muitas conquistas de 2019, convida os leitores do PROPMARK para assistirem a um trabalho inspirado, acessando www.rga.com.br/teto, executado pela equipe da agência, como retribuição às suas conquistas em 2019.

A Teto é uma ONG que luta por uma sociedade mais justa e sem pobreza.
A equipe da R/GA que assinou a mensagem ao PROPMARK: Fabiano, Tati, Marcio, Vivi, Jorge, Edson, Flavia, Saulo e Giacomo.

É o espírito natalino que sempre age nesta época do ano.


Aos nossos leitores, um 2020 melhor que este, que já foi melhor que o anterior.

Armando Ferrentini é diretor-presidente e publisher do PROPMARK (aferrentini@editorareferencia.com.br)