Aos poucos e seguidamente, a propaganda brasileira vai recuperando o espaço e o tempo perdidos nos últimos quase dois anos para a pandemia, que tanta gente vitimou não só em nosso país, mas praticamente em todo o planeta.

Nossa criatividade não morrerá nunca na aplicação das mensagens publicitárias, mas a queda sofrida pelo volume destas na mídia foi a mais significativa dos últimos tempos, aqui incluindo-se várias etapas de semiparalisação econômica.

Conforta-nos hoje ver o retorno das mensagens comerciais nos meios e de forma relevante, não apenas em quantidade, como também e principalmente em qualidade, o que transformou o Brasil em vencedor de muitas premiações internacionais, com destaque aqui para o sempre famoso e ambicionado Cannes Lions, no qual em um passado recente frequentávamos para aprender como aplicar a criatividade em peças e campanhas publicitárias.

Nossas premiações internas, limitadas em sua grande maioria ao extenso território geográfico que possuímos, também se recuperam da hecatombe que assolou o planeta, voltando a apresentar trabalhos que, embora limitados em sua veiculação pela geografia do país, voltam a merecer aplausos e prêmios dos quais estávamos todos saudosos.

Uma dessas premiações, dentre as mais antigas e prestigiadas delas, é o Colunistas, lançado há décadas por este semanário e inicialmente abrangendo apenas o mercado paulista. Pela sua relevância, foi se espalhando por todo o país, através de regionais que cuidam inicialmente de valorizar os mercados locais. Posteriormente, com sucessivas vitórias obtidas, essas regionais deram conhecimento ao seu trabalho a todo o país, com algumas peças neles premiadas galgando inclusive plataformas de premiações internacionais, com aplaudidos sucessos em algumas delas.

Uma das características do Colunistas, por exemplo, é continuamente reconhecer e valorizar o talento. Ainda agora, foi o que sucedeu com Flavio Waiteman, fundador e sócio da Tech and Soul, que vem se destacando com campanhas memoráveis para o banco C6, Mitsubishi e Uber.

Ele foi eleito como Publicitário do Ano da Regional de São Paulo (todos os resultados nesta edição do PROPMARK) da competição mais antiga do país, deixando-o exultante com a distinção dos jurados de várias partes do país, que nada mais fizeram do que reconhecer o talento dos seus trabalhos inscritos para concorrer no Colunistas.

Fazemos questão de reproduzir suas palavras, ao tomar conhecimento dos resultados deste último Colunistas, como incentivo aos mais jovens profissionais que, dentre várias missões, têm para nós uma das mais importantes, que é manter o país no topo do mundo da criação publicitária.

Assim se expressou Flavio Waiteman para este editorial: “Considero que essa distinção a mim concedida tem muito a ver com o trabalho coletivo de centenas de pessoas que já trabalharam comigo e desse grupo incrível que faz parte agora da Tech and Soul”.

Ele encerra suas palavras a este editorial lembrando que “comunicação e publicidade sempre é sobre time e sobre tempo”, explicando de certa forma o sucesso da Tech and Soul, agência da qual é fundador e CCO.

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Merece destaque também neste editorial um jornalista que começou conosco anos atrás abordando o mercado publicitário, foi nosso editor, migrando posteriormente para sua produção independente e volta a trabalhar com o PROPMARK, como novo colaborador, começando nesta edição (impresso e online) a escrever na seção Conteúdo de Marcas, com o case Piracanjuba.

Profundo conhecedor do mercado publicitário brasileiro, além de frequentar inclusive mercados internacionais, tem como objetivo principal nesta sua nova missão a criação de uma galeria com os grandes cases do marketing contemporâneo, que ficarão em arquivo no PROPMARK digital, para consulta dos profissionais do mercado e estudantes de comunicação.

Adonis Alonso transformou-se desde há muito em um craque nesse tipo de trabalho, orientando inclusive agências do mercado sobre caminhos a serem seguidos para a obtenção mais rápida e definitiva do sucesso, que nem sempre é para muitos no valioso segmento da comunicação publicitária.

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Encerramos este texto cumprimentando os vencedores da 53ª edição da regional de São Paulo do Prêmio Colunistas, considerada pela maioria dos profissionais do setor como a mais criativa das suas coirmãs, com uma salva de palmas à AlmapBBDO, consagrada como Agência do Ano, o que tem se repetido com frequência nos últimos tempos.

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NFT e o mercado de comunicação
O PROPMARK aborda o novo mercado de NFT (token não fungível), que vem movimentando a economia criativa. Movida a inovações, a indústria da comunicação não poderia ficar de fora desse universo. Para especialistas, a tecnologia transfere para marcas valores como inovação, pioneirismo e diferencial tecnológico. Na vanguarda, o SBT anunciou a venda de fotos históricas de Silvio Santos via NFTs. A emissora é a primeira no Brasil a investir nessa tecnologia como frente de negócios.

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Saúde mental
A Amil volta a investir em campanha sob o título A Cara das Empresas, centrada na saúde mental. A ideia é alertar o empregador sobre o estado psíquico e emocional dos funcionários. Não foi por acaso que a estreia da ação recaiu em setembro. É que este mês foi eleito como Setembro Amarelo, quando o assunto ganha destaque. O filme, desenvolvido pela BETC Havas, está sendo veiculado na TV aberta e fechada, nas redes sociais e na mídia exterior.

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7 anos de ABA
Sandra Martinelli, presidente-executiva da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), completa sete anos no cargo e faz um balanço de sua atuação. Ela afirma ter cumprido o propósito de “mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade”. Sandra fala sobre os desafios do mercado anunciante e traz uma boa notícia: o setor sente recuperação. A Kantar Ibope Media mostrou que os investimentos publicitários no país movimentaram mais de R$ 11,2 bilhões só no primeiro trimestre de 2021.