Na segunda palestra do dia no El Ojo, Sergio Mugnaini, diretor criativo interativo da AlmapBBDO, junto com Mario Sánchez del Real, diretor-geral criativo da Netthink/Isobar Espanha, e Fernando Barbella, diretor-criativo interativo da BBDO Argentina, falaram sobre “A visao latina do desafio digital”.

Mugnaini baseou sua apresentaÇao nas leis do livro do artista japonês John Maeda. Primeiro ele falou sobre ter cada vez mais ideias simples e brilhantes e citou o case “Black Pixel Project”, do Greenpeace. Mugnaini também falou sobre a obviedade e sobre a redução da complexidade de uma ideia. “Muitas vez a gente pensa, pensa numa solução criativa e ela está ali, na nossa frente. Às vezes podemos reiventar a roda”, afirmou o criativo.

Já Real deu um panorama da internet na Espanha e informou que um em cada quatro espanhóis estão no Facebook e 70% deles se conectam todos os dias. No Twitter, são 6,2 milhões de espanhóis. Mas também lembrou sobre as dificuldades encontradas pela publicidade com essa nova plataforma de comunicação. “Rede social é como sexo entre adolescentes: todos querem fazê-lo, mas ninguém sabe como”, disse em tom de brincadeira.

Por fim, Barbella lembrou o público para ser relevantes, criativos e interessantes em seus trabalhos porque “somos um pontinho na constelação”. Por essa razao, Barbella acredita na forÇa da comunicaÇao integrada. “Com a comunicação integrada somos mais livres para pensar na comunicaÇao. On? Off? Above the line? Below the line? F*** the line!”, brincou Barbella, fazendo uma paródia com um palavrão em Inglês ao se referir às denomiações da comunicação.

Prêmio
Na área de Rádio, a Ogilvy&Mather tem grandes chances em levar ouro com as peças “C’mom, what’s this song?” e “I can’t remember this tune”, ambas criadas para a Motorola. Segundo fontes, elas foram uma das mais votadas na categoria TelecomunicaÇao e Tecnologia.

Por Maria Fernanda Malozzi, de Buenos Aires