El Ojo terá 54 brasileiros no júri
Buenos Aires será a capital da criatividade entre quarta (14) e sexta-feira (16), quando acontece a 15ª edição do El Ojo de Iberoamerica. Neste ano, 5.170 trabalhos foram inscritos, a maioria do Brasil: 1.396, o equivalente a 27% do total. Na sequência vem a Argentina, com 724 peças, que perfazem 14% das inscrições. O evento também contará com peças de Colômbia, México, Espanha, Equador e Peru. Os números representam um aumento de 3% em relação a 2011.
Há dois anos, parte da votação que define os finalistas do prêmio é realizada pela internet. Nessa fase, sob as recomendações dos presidentes de cada área, são escolhidos os vencedores dos troféus de bronze, prata e ouro. Na segunda fase, um júri especial tem a missão de escolher, entre os vencedores do ouro, os que merecem Grand Prix (batizado de Gran Ojo).
Entre os jurados latinos, 345 no total, a presença brasileira também é marcante, com 54 profissionais em 17 categorias, quatro deles presidentes de júri: Ricardo John, cco da JWT Brasil (Gráfica e Produção Gráfica); Felipe Cama, vice-presidente de criação da Dentsu Brasil (Design); Luciana Haguiara, diretora de criação digital da AlmapBBDO (Interativo e Mobile); e Marcelo Reis, vp de criação da Leo Burnett Tailor Made (Promo).
Finalistas
Entre os finalistas do El Ojo Local Brasil na área Cine/TV estão as produções “Do amor ao bingo”, da AlmapBBDO para Getty Images; “Homem Guitarra”, da Loducca para a MTV; e “Gatorrada”, da Ogilvy para o Flying Horse. Já na área Gráfica, concorrem trabalhos como “Havaianas, original como você”, da AlmapBBDO para Havaianas; “Titanic”, da Y&R para o 16º Festival de Cinema Judaico de São Paulo; e “Miniaturas”, da Giovanni+Draftfcb para Sharpie Brasil. “Smoke on the water”, da CCZ Comunicação para Rádio Mundo Livre; “È o novo”, da DM9DDB para Follow Magazine; e “Frutinhas”, da Propeg para lojas Insinuante, estão entre os finalistas na área Rádio. Três trabalhos brasileiros estão entre os finalistas da área Classic Radio, que reúne 81 peças, a maioria do Chile. São eles: “É o novo”, da DM9DDB para Follow Magazine; “Pulo”, da CCZ Comunicação para Rádio Mundo Livre; e “Lincoln e JFK”, da Giovanni+Draftfcb para Livraria Cultura.
Conferências
Alguns dos mais importantes nomes do cenário publicitário regional e global participam do ciclo de conferências e workshops durante os três dias de evento: Chuck Brymer (DDB Worldwide), Mark Tutssel (Leo Burnett Worldwide), David Droga (Droga5), Laurence Boschetto (Draftfcb Worldwide), Martín Mercado (Y&R Argentina), Guido Rosales (Coca-Cola Latin America), Mauro Cavalletti (JWT Brasil), Gastón Bigio (Ogilvy Latina/David), Anselmo Ramos (Ogilvy Brasil/David), Fernando Bellotti (Leo Burnett Latina), João Batista Ciaco (Fiat do Brasil e América Latina), Martín Montoya (WMcCann Brasil), Gerd Mittmann (Shutterstock), Eduardo Mangarelli (Microsoft Latin America), Renata Decoussau (Possible SP), Pedro Saborido (produtor independente de rádio, teatro e TV) e Jarbas Agnelli (AD Studio Brasil).
Entre os temas a serem discutidos estão os fatores que fazem uma boa ideia obter sucesso verdadeiro, o futuro do banco de imagens, o cenário da comunicação nas mídias sociais, como desenvolver uma estratégia adequada para mobile e as oportunidades oferecidas pelos novos aplicativos.