'Ele me ensinou a falar com o povão', lembra Nizan Guanaes
“E ele me ensinou a falar com o povão”, escreveu Nizan Guanaes, que começou sua carreira na publicidade como estagiário de Duda Mendonça. O fundador do Grupo ABC postou em suas redes sociais uma foto ao lado do publicitário e de outros profissionais.
Natural de Salvador (BA), o publicitário Duda Mendonça estava internado no hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, onde tratava um câncer no cérebro, e morreu nesta segunda-feira (16).
Washington Olivetto também se manifestou por meio de nota.
“Duda era um bom e leal amigo. E no marketing político, coisa que na minha opinião ele não devia ter se metido, era o melhor. Sinto saudades do Duda, dos fins de ano em Itaparica, na sua casa em Mar Grande”, escreveu Olivetto.
Fernando Barros, chairman da Propeg, destacou o ‘indiscutível talento’ de Duda.
“Por muitos anos, em meio a todos nós, era ele quem melhor traduzia a linguagem de rua para as campanhas, o chamado ‘popular urbano’. Duda vivia próximo e no conforto de sua comunidade. Com uma diversidade de amigos invejável, ele acolhia a quem fosse com toda generosidade, seu coração era tão grande quanto sua casa – senão maior. Em todas as campanhas das quais fez parte, foi o responsável por incluir os traços e trejeitos da gente brasileira – honrando e consolidando quem somos. Duda fez escola, rompeu padrões e, sem dúvidas, aprendemos muito com ele – seja sobre a vida ou publicidade. Sentimos sua partida, mesmo que permaneça sempre conosco”, escreveu Barros.
MARKETING POLÍTICO
Na política, Duda Mendonça ficou conhecido por campanhas que elegeram Paulo Maluf à Prefeitura de São Paulo em 1992, e de Lula, dez anos depois, para a Presidência da República. No mundo político, alguns nomes prestaram condolências ao publicitário, como o governador da Bahia, Rui Costa, e o engenheiro e um dos fundadores do PSDB, Xico Graziano.
A notícia do morte de Duda Mendonça também repercutiu na mídia internacional.
O corpo do publicitário será cremado, mas os detalhes não foram divulgados até o momento. Duda Mendonça deixa a esposa Aline Mendonça e cinco filhos: Alexandre, Eduarda, Léo, Lucas e Rafael.