Elo investe no regionalismo para se tornar o cartão do brasileiro

Cerca de oito meses após lançar cartões internacionais, a Elo – bandeira dos bancos Bradesco, Caixa e Banco do Brasil – assina nova campanha institucional com o objetivo de consolidar sua marca no Brasil. Lançada há cinco anos, sendo que a estratégia de marketing teve início há três com a entrada do diretor de marketing e comunicação Luis Cassio de Oliveira, já ocupa a terceira posição em market share, com 115 milhões de cartões emitidos.

Divulgação

Cena da campanha de Elo, que tem novo conceito estratégico

Agora, neste segundo momento da marca no mercado brasileiro, o foco é investir no que Oliveira chama de “regionalismo nacional”. “Mais do que uma campanha, criamos um novo conceito estratégico: o regionalismo nacional. Ao longo dos próximos anos, a Elo pretende retratar em sua comunicação a diversidade das várias regiões do Brasil, valorizando suas características, sotaques, hábitos e culturas. O nosso objetivo é firmar a Elo como a maior bandeira de cartões genuinamente brasileira”, explica Oliveira.

Trata-se de um mercado altamente competitivo e desafiador para Elo, quase uma luta entre David e Golias, com dois grandes players globais existentes há mais de 50 anos. Mesmo assim, os resultados têm sido positivos, levando a marca a apostar e acreditar que vai colher frutos ainda mais consistentes nos próximos anos.

Depois de uma primeira fase “tiro de canhão”, para tornar a marca conhecida, chegou a hora de contar a sua história em detalhes. “Muitos conhecem a marca Elo, mas nem todos sabem exatamente do que se trata. Mas esse foi nosso objetivo entre 2014 e 2016. Agora, até 2019, vamos construir uma história”.

Criada pela Fischer, a nova campanha fica no ar entre março e dezembro. Sob o tema Você é o que você quer ser. Aconteça, quer reafirmar a proximidade da marca com os brasileiros, transmitindo uma mensagem positiva que valoriza estar lado a lado com o consumidor. Inicialmente cinco filmes foram gravados em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Salvador, nos quais a trilha sonora é um elemento importante, com músicas criadas especificamente para cada cidade, no ritmo típico da região em que estão sendo exibidos. A estreia foi no intervalo do Fantástico no último dia 19, tendo como ponto comum o refrão do clássico Você, de Tim Maia, e a assinatura: Elo é o seu cartão.

Assista a alguns dos filmes: