Em meio a boicote, Nike incentiva: tenha sonhos loucos
É chamado na astrologia de inferno astral o período conturbado que todo mundo passa momentos antes de seu aniversário. Se, de fato, a fase complicada existe, talvez a Nike esteja passando por ela, às vésperas de seu icônico slogan Just Do It completar 30 anos.
A marca esportiva preparou uma série de propagandas que celebram o espírito ousado e destemido de seus atletas e consumidores, mas as peças não são consenso no mercado. Não à toa, nesta semana, a marca foi alvo de protestos após ser divulgada comunicação protagonizada pelo ex-jogador da NFL Colin Kaepernick.
Em meio a ameaças de boicotes, a Nike acaba de lançar outra campanha, dessa vez, mais extensa, ampliando o conceito de “simplesmente faça”. Protagonizado mais uma vez por Colin Kaepernick, além de Serena Williams, o maratonista Eliud Kipchoge, LeBron James, o jogador de futebol e ex-refugiado Alphonso Davies, entre outros, o filme de dois minutos traz a tag line “It’s only crazy until you do it”, ou em tradução literal (é apenas louco até você fazer).
Na peça, a marca incorpora o discurso de que as pessoas não devem abrir mão de seus sonhos apenas porque alguns julgam ser loucura. Como exemplo, a Nike mostra atletas caindo e se reerguendo, sendo testados ao extremo, seja na parte física ou mental.
Pessoas comuns que desafiaram o senso comum também são retratadas. A líder de torcida que é capitã de um time de futebol americano e um ex-obeso que completou seu primeiro triathlon são alguns desses exemplos. Independentemente do possível inferno astral da marca e a ação dos haters nas redes sociais sob a hashtag #NikeBoycott, a Nike tem uma excelente oportunidade de colocar em prática o discurso que a eternizou: o de simplesmente fazer.
Leia mais
Grupo queima produtos da Nike e promove boicote após campanha
Nike celebra ousadia de atletas nos 30 anos de “Just do it”