Em nova ação, Amarula leva consumidores à África do Sul

 

A África do Sul será o destino dos vencedores da ação que Amarula preparou para o Dia das Mães. A iniciativa, que tem a criação assinada pela Banco de Eventos, pede que os consumidores da marca respondam à pergunta “Por que sua mãe merece embarcar em um safári, na África do Sul, com direito a hotel 5 estrelas?”. Sob o conceito “Minha mãe merece esse presente”, a ação foi lançada nesta segunda-feira (21) e recebe frases até 30 de maio. O resultado será divulgado em junho.

A divulgação será feita pelo hotsite, que funcionará como a principal plataforma, por material de PDV e ações no meio digital e nas redes sociais. A campanha tem como objetivo não apenas levar os consumidores para uma viagem, mas inseri-los no contexto da marca e mostrar sua história. “O exotismo, a África, o safári, a savana, a própria fruta que é matéria-prima da bebida e natural da região. Tudo isso é uma história que é só nossa, que ninguém mais tem. Queremos levar isso para o consumidor, pois achamos que tem muito valor”, explica Lívia Fantini, gerente da marca da Distell no Brasil.

Apesar de estar vinculada ao Dia das Mães, a ação segue a linha das demais realizadas pela marca nos últimos meses. A ideia de Amarula é justamente explorar o aspecto exótico para a construção da identidade da bebida junto ao seu público-alvo e a novos consumidores. De acordo com Lívia, trata-se de uma estratégia global da marca que também foi adotada no Brasil, uma vez que existe uma boa aceitação desses valores por parte do público.

Essas ações têm ocorrido há alguns anos com o intuito de ampliar a atuação da marca para além da categoria de licores, conforme esclarece Marcelo Guimarães, coordenador da marca na Bacardi, responsável pela distribuição de Amarula no país. “A marca tem ganhado fôlego nos últimos três ou quatro anos. Investimos, por exemplo, em versatilidade de drinks e conseguimos criar novas ocasiões de consumo para rejuvenescer a marca. Todas essas ações trazem ares novos e fazem com que Amarula atinja pessoas que não se comunicavam com ela até então”.

Outras plataformas exploradas por Amarula são o cobranding e as parcerias com bares e restaurantes. Há casas que fazem drinks exclusivos com a bebida e recebem ações especiais. Somente neste ano, mais de 10 locais em diversos Estados terão iniciativas em parceria com a marca. “Essas experiências que temos feito de algum tempo para cá têm confirmado nossas expectativas de que é possível criar novas ocasiões de consumo. Estamos buscando ampliar essas iniciativas porque estamos vendo que existe uma aceitação muito boa nas plataformas onde estamos presentes”, avalia Lívia.

Os investimentos da marca em ações não são feitos por acaso – o crescimento registrado entre os dois últimos anos fiscais foi de 40%. A maior parte do volume de consumo de Amarula está concentrada nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, mas a marca está de olho nas oportunidades de outra região: o Nordeste. “A região vem respondendo muito bem. Para o mercado de bebidas em geral, o Nordeste cresceu nos últimos dois anos, diferentemente das outras regiões. É um caso atípico, mas estamos com os olhos atentos para quem sabe passar a investir mais por lá”, finaliza Guimarães.