A Schweppes lança sua primeira campanha nacional desde que o produto passou a fazer parte do portfólio da Coca-Cola Brasil, em 1999. A estratégia de comunicação foi desenvolvida em parceria entre as agências Ogilvy e JWT. Nesta quinta-feira (20), será lançado o manifesto “Separando meninos dos homens”. Em anúncio nos principais jornais do País, o manifesto “proíbe” o consumo de Schweppes por meninos.

O factóide será desvendado em ações filmadas em bares de três estados brasileiros. Em cada um deles, uma equipe que conta com a conivência dos garçons convidará o interessado em pedir Schweppes a fazer um teste ao vivo, com algumas perguntas que “separam meninos dos homens”. A partir das respostas e identificação dos homens, será oferecido um conjunto de drinks, especialmente formulados em parceria com a Diageo. São combinações de Schweppes com Gin Tanqueray, Vodka Smirnoff e whisky Johnnie Walker. Também serão utilizadas bolachas de apoio de copo com frases que bem-humoradas que distinguem meninos dos homens, como: “Meninos andam em círculos. Homens vão direto ao ponto” ou “Meninos se encolhem no escuro. Homens sabem onde fica o interruptor”.

As filmagens acontecem até a segunda quinzena de outubro. Após este período, elas serão editadas e exibidas na internet, junto a um comunicado institucional. Na página de Schweppes no Facebook, entrevistadores darão sequência à ação dos bares, avaliando se os visitantes estão prontos para aproveitar Schweppes e conhecer as citações que diferenciam homens de meninos, entre outras atividades. Eles vão esclarecer que esta não é uma separação por idade ou sexo, mas por atitude: mulheres podem ser consideradas “homens”, adolescentes podem ser considerados “homens”, assim como homens “bem-sucedidos” podem ser considerados “meninos”. Aos meninos, caberá consultar o SAM (Serviço de Atendimento aos Meninos) para orientações. Será um serviço online e via celular, no qual os que ainda não estiverem prontos para Schweppes poderão receber dicas sobre como amadurecer suas escolhas.

por Claudia Penteado