Em rebranding, Universidade Zumbi dos Palmares declara que quer deixar de existir

Com a identidade visual idealizada em parceria com a Grey Brasil, a instituição quer reduzir a desigualdade étnica e social

A Universidade Zumbi dos Palmares apresentou o seu novo rebranding, onde anuncia que a missão da instituição é deixar de existir.

Com a identidade visual renovada e idealizada em parceria com a Grey Brasil, a Universidade declarou que missão vem de uma vontade de, um dia, reduzir a zero a desigualdade étnica e social causada por séculos de racismo e garantir um mundo com as mesmas oportunidades e faixas salariais para brancos, pardos, índios e negros.

"O rebranding da Zumbi é um marco importante para mostrar ao mundo, de maneira renovada, como a instituição é um lugar de vida, que acolhe quem não tem acesso à educação e emprego, num ambiente que cultiva e impulsiona a cultura negra”, afirmou Gustavo Dornelles, da Grey Brasil.

Além de reforçar a missão na luta contra o racismo, o rebranding pretende alimentar o sentimento de identitarismo negro entre alunos e a própria instituição, convidando a artista Criola para desenvolver uma identidade visual inspirada em patterns de tribos africanas.

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“Para nós, o único caminho que iguala a todos é o conhecimento. É a educação plural, diversa, democrática, inclusiva e libertadora. Sem educação não há liberdade. Mudamos para focar, renovar, ampliar e começar tudo de novo. Agora com novas e diferentes cores, diferentes alvos, múltiplas formas e redobrada energia”, reforçou Dr. José Vicente, Reitor e Diretor Geral e Acadêmico da Faculdade.

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A Grey ainda contou com a consultoria da professora e antropóloga Edilene Machado, que deu embasamento aos materiais produzidos de acordo com a origem dos patterns e seus significados para tribos africanas.

"O pattern é um elemento que se repete de maneira ilimitada, é uma imagem que podemos utilizar de várias formas. Adiciona interesse ao design, uma identidade, resgatas as origens dos alunos e funcionários, na sua grande maioria negros, e toca sua memória ancestral, rememorando a importância dessas cores, heranças dos nossos antepassados africanos em países como Egito, Gana, Sudão do norte, etc.", explicou Edilene.

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Além de ser a nova cara de Zumbi nas redes sociais, a nova identidade visual da faculdade vai virar uma série de lambe-lambes espalhados pelos corredores da faculdade, estampando também materiais escolares e de escritório utilizados no campus.