Em Radio, Brasil conquista quatro Leões e iguala resultado do ano passado

O Brasil manteve a média dos últimos anos e conquistou quatro Leões em Radio este ano, mesmo número obtido no ano passado, igualando o melhor resultado do país desde 2012, quando levou cinco.

Dos seis finalistas selecionados, três se converteram em bronzes e um em prata.

A prata foi para a Africa com “School Zone Radio”, criada para a Suzuki.

Dois dos bronzes ficaram com “Detector de Mentira”, da DM9DDB para a 89 FM, que faturou um na categoria Uso do Rádio como Mídia e outro por Mídia e Publicações.

O terceiro bronze é da AKQA, com “Don’t Look Away” (“Não Olhe Longe”), para a Usher.

Também concorriam na final e ficaram sem Leões Test Drive, da Isobar para a Fiat, e a Detector de Mentira, da DM9, que não conseguiu seu terceiro Leão pela categoria Uso de Áudio.

Para Rafael Urenha, CCO da DPZ&T e que participou do júri, o resultado é satisfatório por manter a média de conquistas do país no festival. Ele acredita que o desempenho contínuo é um sinal de que o país ainda sabe fazer bem publicidade no rádio mesmo com a transformação do mercado que está levando grande parte dos investimento para novas mídias.

Alê Oliveira

Rafael Urena, jurado de Radio

Tanto o resultado do Brasil como o spot que ganhou o GP mostram que o rádio ainda é forte e que devemos voltar a trabalhar com a essência própria do rádio. É legal misturar, criar novas formas de anunciar em uma mídia antiga, mas não podemos esquecer como ele de fato de relaciona com as pessoas”, diz.

A partir de apenas de três ouros que foram concedidos, o Grand Prix foi entregue à Ogilvy & Mather Johannesburg pela campanha The Every Man Meal. Desenvolvidos para a KFC, os anúncios são spots tradicionais da mídia rádio que usa o bom humor em uma mensagem que brinca com a preocupação do homem com sua masculinidade.