Em vez do “não curti”, Facebook lança botão com emojis

O Facebook começou a testar, nesta sexta-feira (9), novas formas de interação dos usuários com os posts publicados nas redes sociais. Ao contrário dos rumores veiculados no mês passado sobre a possível criação de um botão “não curti”, o site apresentou um botão chamado Reactions, que oferece a oportunidade de as pessoas expressarem de maneira mais específica os sentimentos em relação aos conteúdos por meio de emojis – símbolos normalmente usados nas redes sociais e aplicativos como o Whatsapp.

A ideia é possibilitar que os usuários se expressem mais de acordo com o sente no momento da interação. Quando o post mencionar algo triste, como a morte de amigos e parentes, as pessoas poderão colocar um rosto triste, por exemplo. O mesmo vale para situações de amor, medo, felicidade e outras sensações humanas.

Os testes já estão sendo realizado somente na Espanha e na Irlanda. Em sua página no Facebook, o próprio Mark Zuckerberg, fundador da empresa, compartilhou um vídeo que apresenta os emojis. Ao menos por enquanto, o botão Reactions contará com seis expressões de engajamento: amor, risada, tristeza, raiva, alegria meio misturada com timidez e surpresa, além do já conhecido dedão e riste que representa o “curtir”.

Divulgação

A solução contorna a polêmica relacionado ao botão de “não curti”, que já vinha causando preocupação principalmente em marcas que utilizam a rede para promover produtos e campanhas.