Embalagens têm novas regras, mas ligação emocional permanece
Estudos ajudam a entender o que precisa ser destacado
O prazo estipulado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a adequação da indústria de alimentos às novas regras de rotulagem nutricional termina no dia 9 de outubro de 2024. A decisão foi publicada em novembro de 2023, por meio da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 819/2023, que alterou a RDC 429/2020, permitindo o esgotamento dos estoques que já haviam sido adquiridos até o dia 8 de outubro do ano passado.
O prazo considera o desequilíbrio da cadeia logística de suprimentos e a instabilidade do poder de compra dos brasileiros, reflexos da pandemia da Covid-19.Mais claras, as informações da tabela nutricional ajudam o consumidor a escolher alimentos de forma mais consciente. Alguns alertas, sinalizados de forma obrigatória pela imagem de uma lupa, já podem ser vistos na parte frontal, como alto teor de açúcar, gordura saturada e sódio.
“Vejo de forma muito salutar a determinação de mostrar esses excessos, pois os índices de obesidade estão aumentando no Brasil. É um alerta importante”, comenta Mario Narita, CEO da Narita Strategy & Design. O executivo alerta para a importância das embalagens como “o único ponto de contato com o consumidor para 95% dos produtores”, frisa Narita.
Antes vistas como um vendedor silencioso, as embalagens hoje são vetores de mudança e posicionamento das marcas. Em 2020, a Mars Food anunciou a remoção do logotipo com o tio Ben da marca de arroz Uncle Ben’s, que passou a se chamar Ben’s Original. A imagem de um homem negro de cabelos brancos com gravata-borboleta reforçava o esterótipo da escravidão.
A agência estuda as emoções e os hábitos por trás das decisões de compra dos consumidores com a ajuda de uma metodologia proprietária chamada Processo límbico. É possível, por exemplo, perceber a diferença entre a embalagem que a pessoa compraria, e não a que mais gostou.
Leia a matéria completa na edição do propmark de 25 de março de 2024