Embratur convoca gringos para a Copa 2014
A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) aproveitou a realização do sorteio dos grupos da Copa do Mundo 2014, realizado nesta sexta-feira (6), na Costa do Sauípe (BA), para colocar no ar uma campanha internacional e convidar o público dos países participantes a vir ao Brasil durante o torneio. A estratégia de comunicação marca o primeiro trabalho elaborado pela Neogama/BBH para o anunciante, conquistado em outubro.
O projeto é composto por nada menos que 17 filmes, que ganharam veiculação em mídia online em 30 países participantes imediatamente após o término do sorteio. Os dois únicos países que ficaram fora do plano entre os 32 classificados foram Brasil, pelo foco internacional da ação; e o Irã, que detém políticas restritivas para a internet. Dos 17 filmes, 13 tiveram países específicos como inspiração, baseados em mercados-chave da Embratur e definidos com base no número de turistas, frequência de viagem gasto médio local. Foram eles Alemanha, Argentina, Colômbia, Chile, Espanha Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália, Japão, México, Portugal e Uruguai.
Cada uma das peças é protagonizada por um imigrante do país para o qual o material será exibido e que esteja morando no Brasil, destacando, com a imparcialidade de um não-brasileiro, pontos turísticos e atributos positivos da cidade que receberá aquela seleção. As peças são narradas em português, com o sotaque carregado de cada nacionalidade, e terão legendas na língua original do mercado-alvo. Inglaterra, Portugal e Chile terão dois filmes cada. Já o 17º comercial reúne uma visão mais geral das 12 sedes que recebem a Copa no Brasil, e será veiculado nos outros 17 países.
Esforço logístico
O principal destaque da estratégia foi o preparo para a veiculação imediata da campanha, com filmes definidos apenas depois da confirmação das cidades que receberão cada seleção. Para se preparar previamente, foram produzidos um total de 144 combinações de comerciais, colocando os países que terão filmes exclusivos em cada uma das possíveis sedes.
Além disso, a Neogama recebeu uma equipe do Google em seu escritório durante toda a sexta-feira, para coordenar a definição das peças a serem divulgadas, bem como seu direcionamento da veiculação aos mercados pertinentes. “O maior desafio criativo dessa campanha foi desenvolver uma solução tática para o fato de não sabermos do resultado do sorteio. Por isso, fizemos um cruzamento de ideias em que cada torcedor estrangeiro valorizasse as atrações das cidades em que sua seleção poderia jogar”, ressaltou Alexandre Gama, CEO da agência e CCO global da rede BBH, em comunicado.
Outro reforço da divulgação foi baseado na participação de personalidades brasileiras residentes fora do país. Perfis no Twitter de nomes como o piloto Tony Kannan, que reside nos EUA, e do lateral Daniel Alves, que reside em Barcelona (Espanha), divulgarão os comerciais.
A Copa do Mundo 2014 acontece entre 12 de junho e 13 de julho, passando pelas cidades de Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Fortaleza, Manaus, Natal e Cuiabá. A expectativa da Embratur é de que 600 mil turistas estrangeiros visitem o Brasil durante o período.
Ficha técnica:
Redação: Fabio Mozeli e Felipe Cotta
Direção de arte: Daniel Martins, Palloma Quintale e Yumi Shimada
Direção de criação: Alexandre Gama, Márcio Ribas, Leo Giannetti e Adriano Panda
Atendimento: Oleg Loretto, Guilherme Nogueira e Kamila Mota
Planejamento: Eduardo Lorenzi, Luciano Di Eugênio, Leo Giannetti e Luiza Cortoni
Mídia: Luiz Gini, Ronaldo Silveira, Fernando Honda, Catarina Florio e Natalia Turchetti
Produção: Mariah Bayeux
RTVC: Paula Alimonda e Bianca Aguiar
Produtora do filme: Primitivo
Direção de cena: Roberto Studart
Montagem: Lara Lopes, Tarin Picker, Marcelo Makoto e Felipe Calil
Motion graphics: Felipe Camilo
Produtora de som: Big Foote
Produção digital: Carla Santos, Jaime Albornoz e Luana Martins
Aprovação pelo cliente: Walter Vasconcelos, Cibele Hoisel, Monique Vidal e Tiago Tomazella