As mídias digitais passam a ocupar lugar de destaque nas estratégias de promoção do Brasil no Exterior. O Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), acaba de colocar no ar, em 12 países, sua nova campanha online para atrair turistas estrangeiros para o País.

Os investimentos em mídias em internet subiram de 10% do total na primeira fase da campanha publicitária “Brasil Sensacional!” (de setembro de 2008 a julho de 2009) para 30% dos US$ 13 milhões previstos para esta etapa, que vai até dezembro. Portais de grandes veículos de comunicação dos Estados Unidos e de países da Europa e América do Sul, como El País, CNN, New York Times e Washington Post veicularão as peças da campanha, além de sites especializados em turismo.

As peças estão sendo veiculadas com o selo “Brasil Now”, criado para identificar promoções oferecidas por companhias aéreas, hotéis e outros serviços turísticos, para operadores estrangeiros.

A fase digital da campanha prevê ainda ações em redes sociais como o Twitter, Facebook e Hi5, um canal exclusivo no Youtube com vídeos sobre o Brasil, divulgação por meio de telefonia celular e forte presença em links patrocinados do Google.

A presidente da Embratur, Jeanine Pires, explica que o aumento do investimento em meios digitais segue uma tendência mundial de utilização da web não só como fonte de informação mas como meio de compra de pacotes e passagens aéreas, reserva de hotéis e outros serviços turísticos. “Nosso objetivo é divulgar o Brasil no exterior por meio de uma estratégia que valoriza a interatividade e a disseminação de informações em tempo real, além de aproveitar as inúmeras possibilidades que a internet oferece hoje”, explica.

O site Brasil Network – Programa de Relacionamento do Turismo Brasileiro -, lançado em 2005, foi reformulado. O portal está disponível em sete idiomas (português de Portugal, português do Brasil, inglês, espanhol, francês, alemão e italiano).

“O site permite que o agente de viagens faça uma apresentação do Brasil em tempo real para o seu cliente, com imagens e características dos destinos selecionados”, explica Walter Vasconcelos, diretor de marketing da Embratur.