Embratur investe US$ 30 milhões na campanha mundial O Brasil te chama
O mundo será convidado a visitar o Brasil, próxima sede da Copa do Mundo de Futebol, em uma iniciativa grandiosa do Ministério do Turismo, através da Embratur. Nesta sexta-feira (9), foi lançada em Joanesburgo uma campanha publicitária com foco na promoção turística internacional do País.
A ação, intitulada “O Brasil te chama. Celebre a vida aqui”, inclui filmes, mídia impressa, mídia exterior e ações em mídias sociais, entre outras iniciativas. Ela envolve um investimento de US$ 30 milhões. O presidente Lula e o ministro do turismo Luiz Barreto apresentaram a campanha na África do Sul.
A verba da campanha inclui as iniciativas publicitárias em TVs, jornais, revistas e catálogos internacionais de operadores turísticos, ações de relações públicas com a imprensa internacional, mídia na internet e mídias sociais, painéis em aeroportos e outdoors em 15 países, publicações e material promocional sobre as 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, aplicativos para telefone celular e promoção em eventos turísticos em cerca de 30 países.
Nas peças publicitárias, o mundo é convidado a visitar o país, aproveitando a exposição do Brasil como sede de grandes eventos esportivos mundiais. O objetivo da Embratur com esta campanha é emocionar, impactar e motivar pessoas a realizar suas viagens, de lazer ou de negócios, no Brasil.
No lançamento da campanha, realizado na Casa Brasil em Joanesburgo, foram apresentados os filmes “Apito Final” e “Sons do Brasil”, produzidos por Fernando Meirelles e dirigidos por Rodrigo Meirelles, da O2 Filmes. O filme de estréia da campanha será veiculado após o encerramento da Copa do Mundo, neste domingo (11). Durante dois meses, o comercial será exibido nas emissoras de TV autorizadas pela FIFA a transmitir os jogos. Ele também será divulgado em canais internacionais de esportes e notícias, além de ficar disponível no Youtube. Intitulado “Sons do Brasil”, o comercial terá cerca de dez semanas de veiculação com cobertura em mais de cem países e alcance possível de 400 milhões de pessoas em todo o mundo.
Já as peças de mídia exterior apresentarão os destinos brasileiros em painéis nos aeroportos, transportes públicos e outdoors em doze países, enquanto a mídia impressa será veiculada em jornais e revistas internacionais de 27 países.
A campanha conta ainda com a publicação do livro “Brasil de todas as cores”. Ele apresenta as cinco regiões brasileiras, com foco nas 12 cidades-sede. Seu conteúdo é composto por imagens dos principais destinos turísticos do País e a visão de artistas, fotógrafos e representantes das artes brasileiras de renome internacional.
A Embratur também lançará o DVD “Panorama Brasil: Seleção Brasileira das cidades”, destinado aos formadores de opinião. O produto traz um panorama das 12 cidades que sediarão a Copa do Mundo no Brasil. Filmes de um minuto com imagens das cidades e principais atrações turísticas próximas foram produzidos junto com um vídeo de quatro minutos sobre o Brasil.
Ainda com o objetivo de manter na divulgação internacional do Brasil a mesma identidade visual utilizada pela Embratur, foram sugeridos modelos de peças publicitárias para as cidades-sede.