A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e o Google lançaram nesta quarta-feira (3), em São Paulo, o brand channel do Brasil no YouTube que disponibiliza 88 vídeos de destinos turísticos brasileiros, com legendas em 68 idiomas. O serviço é integrado com o Google Maps e enquanto o internauta assiste ao vídeo, o Google Maps informa, em uma tela ao lado, as cidades citadas durante a exibição. De acordo com Jeanine Pires, presidente da Embratur, essa parceria surgiu devido a uma necessidade muito objetiva da Embratur, que é aumentar o tempo de estada do turista estrangeiro no Brasil e o gasto durante o tempo que aqui estiver. “Nós queremos o mundo falando e as pessoas que nos visitam falando do Brasil. E com a Copa em 2014 e as Olimpíadas em 2016 precisamos estar bem posicionados desde já”, afirmou.

A escolha por este formato de comunicação deve-se ao fato de cada vez mais os turistas recorrerem a internet para obter informações sobre os destinos escolhidos. De acordo com o estudo realizado pela Fipe/Embratur, 27,6% dos turistas estrangeiros que vieram ao Brasil em 2008 utilizaram a internet como principal fonte de informação para a viagem. “A previsão daqui a cinco anos é que metade das transações turísticas sejam feitas pela internet”, disse Jeanine.

A nova ferramenta – que contou com a participação da AgênciaClick (agência digital da Embratur) – levou seis meses para ser produzida e foi desenvolvida pelo Google com exclusividade para a Embratur. O canal permitirá a adição de vídeos e depoimentos enviados pelos internautas ainda neste primeiro semestre. “Melhor momento, impossível para lançarmos esta ferramenta. Afinal o Brasil esta nas capas das principais revistas do mundo. E o turista se interessa muito pela plataforma de vídeo online”, comentou Alex Dias, diretor geral do Google Brasil. Este é o primeiro mashup de Google Maps e YouTube do mundo e antes mesmo do lançamento do brand channel, o canal teve 3 mil acessos.

Comunicação
Além do brand channel no YouTube, a Embratur utiliza outras estratégias de comunicação digital na promoção do Brasil como destino turístico no exterior, como publicidade online, links patrocinados, relacionamento via web e redes sociais (Facebook, Twitter, Hi5 e Flickr). De acordo com Jeanine, a Embratur investe 30% de sua verba publicitária em mídia online. E para a divulgação do brand channel também haverá search marketing e trabalho de relações públicas.

Por Maria Fernanda Malozzi