Empiricus traz Bettina de volta aos anúncios

Bettina pede desculpas e diz que Empiricus reestruturou parte de comunicação externa e compliance. (Reprodução)

A Empiricus aposta em um pedido público de desculpas de Bettina Rudolph como parte de nova ação publicitária, que anuncia a reestruturação das áreas de comunicação e compliance.

Há seis meses um vídeo da jovem explicando que tem 22 anos e um milhão e 42 mil reais de patrimônio acumulado causou polêmica nas redes sociais.

Agora, a funcionária da empresa aparece em um vídeo de 26 minutos – com um teaser de um minuto e 16 segundos – admitindo que errou e que passou uma falsa impressão.

A peça também apresenta uma série de medidas tomadas pela Empiricus no sentido de aprimorar sua comunicação externa e a área de compliance. Na época, o CEO da empresa, Felipe Miranda, afirmou ao PROPMARK que o trabalho era feito internamente, sem auxílio de uma agência.

“É preciso entender como funciona a cabeça da Empiricus nas suas mais variadas instâncias, que é por meio da convexidade. A gente não pensa em um target para uma campanha. Você testa várias e uma delas vai bem e aí continua impulsionando até o infinito se for bem. É um processo de tentativa e erro. E foi exatamente o que aconteceu agora”, comentou Miranda.

As novas medidas adotadas pela Empiricus não abrangem contrato com agência de publicidade. As peças são criadas internamente sob o comando de Roberto Altenhofen, CMO da empresa.

Em nota, eles disseram que “a peça marca um movimento da Empiricus rumo à institucionalização” e que isso implica em três pilares: “ajustar a abordagem de marketing, reforçar processos internos e mostrar cada vez mais os resultados gerados pela Empiricus na vida e no patrimônio dos assinantes”.

Repaginação

Neste novo momento, Bettina afirma que nos últimos seis meses a empresa “avançou o equivalente a muitos anos tanto no nível das nossas comunicações externas, quanto na rigidez e no controle dos nossos processos internos”.

A empresa teria reforçado o time com nomes técnicos para a pesquisa sobre investimentos, afirmou ter desenvolvido o departamento de compliance, e evoluído em processos internos. A Empiricus diz que se aproximaram dos reguladores, tanto do mercado editorial, como principalmente do mercado de capitais brasileiro, em suas diferentes instâncias.

A empresa chegou a ser notificada em março pelo PROCON sob alegação de propaganda enganosa.

“A gente adotou um modelo para exposição de alertas de risco de operações que vem sendo utilizado como referência para outros players do mercado”, aponta Bettina.

A campanha reforça as características da empresa e diz que a Empiricus não é “um exército de um homem só”.

“Se você ainda não percebeu, isso aqui é muito mais do que um pedido de desculpas ou uma campanha para promover o que a gente está fazendo ou deixando de fazer. É sobre você”, aponta.

O vídeo segue com Bettina convidando o espectador a pensar como seria sua vida se tivesse clicado no botão saiba mais.

“Hoje, eu olho pra trás e posso afirmar que eu evoluí bastante nesse período – inclusive patrimonialmente; a minha situação financeira melhorou muito nesses últimos seis meses”, continua.

“Eu quero que você tenha uma segunda chance, assim como eu estou tendo neste momento. E eu estou disposta a te ajudar nisso”, diz.

Os comentários no canal do YouTube da empresa se dividem entre os que acharam a campanha genial e aqueles que não acreditam no pedido de desculpas da Empiricus.