Buzzmonitor e SA365 detectaram também as marcas que mais engajaram nesta data; 36 marcas dos 20 maiores anunciantes do país foram analisados

Estudo realizado pelo Buzzmonitor e SA365 analisou as postagens sobre o mês da Mulher das 36 marcas dos 20 maiores anunciantes do Brasil, de acordo com a Kantar-Ibope. Foram analisadas as publicações feitas no Instagram de marcas como O Boticário,  Caixa, Hyundai Brasil e Budweiser.

O levantamento mostrou que 50% das marcas não fizeram alusão à data ou apresentaram mulheres nas imagens que postaram entre 1 e 8 de março. No entanto, outros 50% das marcas abordaram a temática em sua comunicação. No total, foram mapeadas 118 postagens no período.

Das marcas que fizeram posts que abordam o feminino, 77,8% falaram sobre Mês da Mulher – Antártica, Aussie Brasil, Banco do Brasil, Budweiser, Caixa, Casas Bahia, Cerveja Corona, Downy Brasil, Hyundai Brasil, O Boticário, Rexona Brasil, Seda, Supermercados Guanabara e Vivo. Houve também marcas que representaram a mulher em seus anúncios, mas sem referência à data (22,2%).

Dentro do universo de marcas que citaram a data, os conteúdos mencionaram o empoderamento (14,29%), presença de mais mulheres no mercado de trabalho (21,43%), empreendedorismo (42,86%) e superação de desafios (21,34%).

Na temática empreendedorismo e projetos, as Casas Bahia divulgaram sua fundação para apoiar empreendedoras. Já a Seda, ressaltou a sua mentoria para mulheres.

A Cerveja Corona, por sua vez, criou um fundo para criadoras, e a Budweiser celebrou a data com cenas do seu reality, que incentiva novas rappers na cena musical. Além delas, a Caixa e o Banco do Brasil destacaram seus serviços financeiros para fomentar negócios que foram criados por mulheres.

Na categoria higiene, a Downy Brasil, Aussie Brasil e Rexona abordaram o tema sobre a perspectiva de como as mulheres superam desafios. A Aussie e Rexona trouxeram figuras femininas relacionadas à prática dos esportes, enquanto a Downy representou as mulheres com a ajuda das influenciadoras Camilla de Lucas e Camila Queiroz.

Houve, ainda, marcas que aproveitaram a data para falar sobre a atuação da mulher no mercado de trabalho, principalmente em profissões consideradas fortemente masculinas. Para ilustrar o tema, a Hyundai Brasil mostrou suas colaboradoras no chão de fábrica. De modo semelhante, a Vivo trouxe mulheres que trabalham em seu time técnico.

Por último, 14,29% dos posts analisados pela pesquisa trouxeram o empoderamento como tema principal. O Boticário lançou o movimento #DiversaBeleza e, com ele, um banco de imagens com fotos de mulheres que representam a diversidade. Por outro lado, fazendo alusão a quebra de padrões com temática de humor, a Antarctica retratou as mulheres que são apaixonadas por cerveja.

Marcas mais engajadas
No ranking das cinco marcas que alcançaram maior engajamento no Dia da Mulher, destacam-se: Casas Bahia, Seda, Caixa, Banco do Brasil e Supermercados Guanabara. Delas, quatro abordaram a temática do empreendedorismo e incentivo ao projeto das mulheres.

MARCA

TEMA DAS POSTAGENS

MÉDIA ENG. (08/03)

MÉDIA ENG. PÁGINA

Casas Bahia

Empreendedorismo e projetos

12,21%

0,50%

Seda

Empreendedorismo e projetos

2,18%

1,8%

Caixa

Empreendedorismo e projetos

1,49%

0,40%

Banco do Brasil

Empreendedorismo e projetos

1,32%

0,78%

Sup. Guanabara

Presença no mercado (colaboradoras)

1,27%

1,15%

O Boticário

Empoderamento

1,12%

0,36%

Downy Brasil

Superar desafios

0,97%

2,18%

Rexona Brasil

Superar desafios

0,80%

0,18%

Hyundai Brasil

Presença no mercado de trabalho (colaboradoras)

0,62%

0,89%

Antarctica

Empoderamento

0,59%

0,08%

Aussie Brasil

Superar desafios

0,56%

0,11%

Vivo

Presença no mercado (colaboradoras)

0,46%

0,47%

Budweiser

Empreendedorismo e projetos

0,05%

0,11%

Corona

Empreendedorismo e projetos

0,05%

0,04%