Empresa cria fonte que borra discursos de ódio

A empresa de software TietoEvry desenvolveu, em parceria com a TBWA/Helsinque, uma fonte que borra discursos de ódio.

Intitulada “The Polite Type”, a iniciativa é open source e pode ser baixada gratuitamente por qualquer pessoa. Segundo a empresa, o objetivo principal é combater o cyberbullying feito com palavras.

A empresa argumenta que a fonte deixará mais difícil escrever palavras odiosas em inglês, pois as substitui automaticamente por outras mais inclusivas.

Quando instalado, a The Polite Type aparece nas bibliotecas de fontes dos usuários e pode ser usada em softwares de edição de texto. De acordo com a empresa, a novidade pode ser usada, por exemplo, como uma ferramenta educacional por pais ou professores.

“Por meio dessa ação concreta, nosso objetivo é promover a igualdade e a inclusão. Queremos que os agressores repensem as palavras que usam e o real significado por trás delas”, diz Kia Haring, chefe global de comunicação e sustentabilidade da TietoEvry.

Há alguns pontos: se não for obrigado, será que o agressor irá baixar a novidade? Além de baixá-la, ele deve selecionar a fonte para escrever seus textos e configurar para que as substituições aconteçam. Será que ele fará isso?

A novidade pode ser testada e baixada neste site.