Lyft cresceu nos EUA utilizando bigode cor-de-rosa
Com uma plataforma bem semelhante à do Uber, que já atua em diversos países, inclusive no Brasil, o Lyft foi lançado em 2012, em San Francisco., como serviço de uma empresa chamada Zimride, que surgiu em 2007. A Zimride oferece “viagens compartilhadas” entre cidades dos estados Unidos. O Lyft, segundo Logan Green, já está presente em mais de 50 localidades de 28 estados norte-americanos.
Posicionado como uma plataforma de “transporte sustentável”, com proposta de criar comunidades virtuais entre motoristas e passageiros, o Lyft, além do serviço de táxi comum, lançou há cerca de seis meses, o Lyft Line, com a proposta de dividir corridas entre passageiros que têm o mesmo destino. De acordo com Green, esse serviço específico já é o que registra o maior número de deslocamentos entre usuários com o mesmo destino em San Francisco. Nos últimos anos, a empresa já recebeu aportes de US$ 850 milhões e seu valor de mercado está estimado em US$ 3 bilhões.
Durante o SXSW 2015, já que a frota de táxis local de Austin fica insuficiente para atender todos os participantes do festival, Uber e Lyft estão travando uma explícita guerra entre os deslocamentos feitos na capital texana.
Uma das curiosidades do processo de crescimento da Lyft no mercado norte-americano foi a adoção da imagem de um bigode cor- de-rosa dentro de suas estratégias de marketing. Desenvolvido em um material sintético, semelhante a pelúcia, os bigodes foram colocados até o ano passado no parachoque frontal dos carros do sistema. Eles tiveram a função de identificar os carros, fortalecer a marcar e gerar buzz. Desde o início deste ano, para evitar resistência de usuários que optam por maior discrição, o bigode foi remodelado, ganhando um formato menor, mas com um aspecto brilhante, que passou a ser colocado internamente, nos painéis dos veículos. A adoção da cor-de-rosa foi uma estratégia para aproximar o o Lyft do público feminino.