Empresas de apostas chegam no mercado brasileiro com estratégia direcionada
A Pixbet é um dos players que vem investindo em publicidade nos últimos anos
O Pix, método de pagamento, todo mundo já conhece, afinal, se tornou um dos queridinhos dos brasileiros de 2020 para cá. Mas o que algumas pessoas ainda não sabem é que ele está presente até em atividades mais inusitadas, como nas casas de apostas.
Aliás, uma delas chegou para ficar e tem se fortalecido no mercado investindo em publicidade: a Pixbet. O nome é autoexplicativo e é fácil compreender que a casa de apostas tem o Pix como carro-chefe da marca e o foco no mercado brasileiro é inegável.
Basta fazer uma rápida análise de mercado para ver que a operadora está fazendo seu nome. Afinal, ela estampa uniformes de clubes como Flamengo que conta com o patrocínio da Pixbet; além de outros times como o Santos, Juventude, América-MG, Cruzeiro, Ituano, dentre outros.
Mas em que pé está a situação do mercado publicitário e apostas esportivas no Brasil?
Publicidade e apostas esportivas atualmente
Na teoria, o Brasil não tem leis que autorizam a exploração de apostas esportivas e jogos de cassino. Mas na prática, vemos cada vez mais publicidade de casas de apostas em torneios esportivos de grande visibilidade e patrocínio de clubes, sobretudo de futebol.
O projeto de lei responsável pela legalização das apostas está parado no Senado depois de ter sido aprovado pela Câmara. Portanto, apesar deste imbróglio jurídico, também não existe nenhum tipo de proibição quanto à publicidade de operadoras de apostas.
Afinal, nenhuma das plataformas tem sede no Brasil, aproveitando a brecha legal da exploração de jogos. Aliás, é por isso que existe o interesse em legalizar (ou não) a atividade em terras brasileiras. Assim, será possível determinar e estabelecer normas sobre a exploração de apostas esportivas e jogos de cassino.
É como se o Brasil estivesse em uma zona em que não é legal, nem ilegal apostar. Isso porque o decreto de 1946 que proibiu as apostas e cassino no país obviamente não alcança as plataformas online.
Então, aproveitando a chance de fazer publicidade sem ter qualquer tipo de punição legal, casas de apostas como a Pixbet estão encontrando um mercado promissor e fazendo investimentos para conquistar sua fatia de mercado logo de cara. Pois, se as apostas esportivas movimentam muito dinheiro, certamente a publicidade em torno delas é dona de uma boa fatia.
A estratégia de marketing de se fazer ser visto em uniformes de grandes clubes ou mesmo em grandes torneios é uma forma de atrair possíveis apostadores. Mais interessante ainda se, além dos patrocínios, forem criadas ações complementares como promoções especiais para os clientes. Isso já é uma realidade.
O que esperar do mercado publicitário se a legalização vier?
Certamente é possível esperar o estabelecimento de normas para campanhas publicitárias, caso uma possível legalização se concretize. Aliás, alguns rumores sobre o assunto já são debatidos e considerados no projeto de lei.
Dentre as regras que podem ser estabelecidas, as campanhas deverão informar sobre os possíveis malefícios das apostas esportivas. Mais especificamente, as propagandas deverão informar sobre a possibilidade de dependência que os jogos podem causar.
De maneira muito parecida com o que acontece nos maços de cigarros, os avisos deverão ser expostos em bilhetes de plataformas online ou espaços físicos.
Além disso, as apostas esportivas não poderão ser vendidas como atividades que podem resolver problemas financeiros dos apostadores. Qualquer menção direta ou indireta de sucesso ligado às apostas será proibida nos anúncios publicitários.
Vale lembrar que qualquer tipo de propaganda enganosa ou que possa induzir o consumidor a ter comportamentos nocivos é crime. E isso vale para a publicidade de casas de apostas ou para qualquer outro setor de mercado. A punição vai de multa à detenção.
Então, a legalização das apostas esportivas não será um norte apenas para a exploração de jogos em plataformas ou mesmo locais físicos. As próprias agências e criadoras de conteúdos publicitários deverão se adequar ao elaborar campanhas de casas de apostas.
Enquanto isso não acontece, o que vemos é um mercado aquecido, com cada vez mais propagandas sobre plataformas de apostas. Tudo ainda é implícito e não há grandes menções sobre apostas esportivas ou até sobre os sites em si.