Empresas de design de embalagem mostram estabilidade
A Abre (Associação Brasileira de Embalagem), por meio de seu Comitê de Design, desenvolveu pesquisa para traçar e apresentar um panorama do mercado de design de embalagem em 2009 (ano base 2008). O estudo aponta que 70,3% das agências participantes do comitê estão instaladas no estado de São Paul0, 71% das agências associadas estão no mercado há mais de 10 anos e 40% desse total está presente há mais de 15 anos em sua área de atuação.
As informações foram coletadas mediante questionário enviado às agências do comitê da entidade, que reúne as principais empresas de design de embalagem do País. Do total, 35 agências responderam à pesquisa, representando uma adesão de 92,11%.
Em relação à contratação do design de embalagem, foi apurado que 57% desses escritórios atendem entre 16 e 20 clientes por ano com 66% dos clientes sendo atendidos há pelo menos 3 anos pela mesma agência.
As agências associadas tiveram, em média, 10 colaboradores envolvidos em suas operações em 2008, com 35% das agências empregando entre 11 e 20 profissionais e 42% das agências empregando mais de 20 profissionais com formação superior, multidisciplinar e altamente qualificados.
A pesquisa também concluiu que 53% das receitas das agências são oriundas de serviços de design de embalagens, evidenciando uma expressiva representatividade e foco.
Em um ano, 51% dos escritórios atuaram em mais de 31 projetos (itens isolados ou linhas de produtos) e 77% dos projetos concluídos de design de embalagem se destinaram ao mercado brasileiro (novos e redesign). Desse total, 47% dos projetos se referem a design de embalagem e estrutural. Cerca de 77% dos projetos concluídos de design de embalagem se destinaram ao mercado brasileiro (novos e redesign).