A Fundação Procon-SP divulgou na quinta-feira (15), o cadastro de reclamações fundamentadas de 2006 e o ranking das empresas que mais tiveram problemas com os clientes no ano passado. As empresas de telefonia estão entre as mais citadas, com quatro das cinco primeiras empresas pertencentes ao segmento. A Telefônica, primeira do ranking, registrou um crescimento de 349% nas reclamações fundamentadas, com 2.262 registros no ano. O segundo lugar é da Vivo, com 1.076 queixas no ano. Em terceiro está a Embratel, com 916 registros. O Parque Aquático do Gugu, que aparece pela primeira vez na lista, ficou no quarto lugar com 829 ocorrências. A Claro, primeira no ranking em 2005, apareceu na quinta colocação em 2006, com 534 reclamações. As queixas mais frequentes para as empresas de telefonia foram relacionadas a problemas com a cobrança indevida ou abusiva, dúvidas sobre cobrança, serviço não fornecido e qualidade da prestação do serviço. No montante de reclamações registradas pelo Procon, os setores que mais concentraram ocorrências foram os serviços essenciais (como água, telefonia, luz etc.), com 27%, produtos (como móveis, eletrônicos, vestuário etc.), também com 27%, serviços privados (como escolas, clubes, oficinas mecânicas, etc.), com 23%, e serviços bancários, com 18%. Segundo o Procon, 2.266 empresas foram citadas em seu cadastro, mas apenas 20 delas são responsáveis por 50% de todas as 20.764 reclamações fundamentadas que a instituição recebeu no ano passado.