Empresas de TV paga anunciam aliança de combate à pirataria FTA
Líderes da indústria de TV paga da América Latina unem forças para criar a Alianza Contra la Piratería de Televisión Paga (Aliança Contra a Pirataria da Televisão Paga), cuja missão é combater uma forma de pirataria conhecida na indústria como pirataria FTA (Free-to-Air). A pirataria FTA envolve o uso ilegal de receptores de sinal de satélite “free-to-air”, que decodificam o sinal audiovisual de televisão.
Desde 2010, mais de 50 marcas de decodificadores FTA pirateados apareceram no mercado latino-americano. A pirataria FTA é comandada por fabricantes internacionais dos decodificadores e pelas redes organizadas de distribuição e apoio ao uso dos aparelhos para propósitos não autorizados.
Entre os atuais apoiadores da Alianza estão DirecTV PanAmericana, Sky Brasil, Telefonica, VTR e Claro Peru, Claro Ecuador, Claro Colombia, Claro Chile, Discovery, ESPN, Canais Latino Americanos da Fox International, Globosat, Grupo Latino Americano da HBO, Telecine, Televisa, Turner Broadcasting System Latin America, Win Sports, ABTA, Media Networks Latin America e Nagra.