Empresas fazem mais campanhas para o Dia das Mães na internet
Cena de filme da Ypê, criado pela Neogama
Você também deve ter notado que esse Dia das Mães está tímido, pelo menos no que diz respeito às campanhas publicitárias. Há menos campanhas no ar pela data comemorativa, a segunda mais importante para o comércio em volume de vendas e faturamento, atrás apenas do Natal. Comemorado no próximo dia 8 de maio, em geral, o Dia das Mães costuma bombardear a mídia com ações promocionais para incentivar as vendas. Mas não é o que está acontecendo este ano. A maior parte das campanhas, contudo, está concentrada nas redes sociais.
Por outro lado, recente pesquisa divulgada pelo Google mostra que, surpreendentemente, os brasileiros pretendem gastar mais que no ano passado, apesar da crise. Este ano, os consumidores pretendem gastar R$ 467, em média. O valor é 15% maior que em 2015. Além disso, mais gente vai presentear a mãe: 90%, contra 88% no ano passado. A pesquisa ouviu 1.500 pessoas, entre 18 e 55 anos, das classes A, B e C. O foco foram pessoas que têm o costume de comprar online.
Já a pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) aponta que o valor médio dos presentes de Dia das Mães neste ano será de R$ 93,55. O estudo também mostrou que quase metade (47,5%) dos consumidores disseram que planejam gastar menos com o presente deste ano na comparação com 2015. Quatro em cada dez (38,8%) consumidores pretendem gastar até R$ 100 com cada presente; 12,5% entre R$ 101 e R$ 200; e 10,3% acreditam que gastarão mais de R$ 200.
Uma campanha que deve chamar a atenção por seu tom emocional e que também está somente na internet é a da Ypê, criada pela Neogama. Com um filme documental, a marca de anunciantes faz a seguinte pergunta: “Por que ser mãe”? O objetivo é mostrar que a maternidade vale a pena. Na primeira parte do filme, mulheres fazem depoimentos espontâneos falando da transformação – muitas vezes difícil – que a maternidade provocou nas suas vidas.
https://www.youtube.com/embed/_9q5EySnmVs
A segunda metade do comercial mostra por que a emoção e os momentos de felicidade compensam as mudanças que a chegada de um filho gera no dia a dia da mulher.
Já a Monange faz uma homenagem às “mães do coração”. O vídeo, veiculado nos perfis do YouTube e Facebook da marca, já tem quase dois milhões de acessos e conta histórias reais de mulheres que se tornaram mães do coração. Quem assina a campanha é a agência Cappuccino.
Outra marca que está com ação na internet é a Oppa. Com assinatura “Mãe é a Casa da Gente” a marca brasileira de móveis e acessórios de design faz a sua homenagem ao Dia das Mães com um vídeo manifesto nas redes sociais. A empresa também está com promoção que dá descontos de 10% nas compras no site e nas lojas.