Empresas priorizam redes sociais e visibilidade de marca na comunicação corporativa
Pesquisa da And, All aponta que 60% das empresas querem ampliar o uso de dados na comunicação corporativa
A pesquisa ‘Tendências de Comunicação Corporativa na América Latina – Trends 2025’, conduzida pela And, All, realizada em 18 países da região, revelou que a principal prioridade das empresas na comunicação corporativa é aumentar a visibilidade da marca e investir em redes sociais.
Com consumidores cada vez mais conectados, o marketing de conteúdo, eventos e parcerias com influenciadores também estão no radar das empresas. No entanto, metade das companhias pretende manter o orçamento da área igual ao do ano passado.
Desafios e oportunidades
A maior dificuldade apontada pelas empresas ainda é a limitação de recursos financeiros, seguida pela dificuldade de medir resultados e pela falta de profissionais especializados.
Mesmo assim, 60% das empresas querem expandir o uso de dados na comunicação, investindo em ferramentas que permitem acompanhar métricas e integrar informações de diferentes fontes.
“No ambiente digital, tudo pode ser mensurado. O ponto de atenção para as empresas é contar com um olhar especializado para reunir dados, interpretá-los e transformar em ação.”, explica Leandro Bornacki, CGO da And, All.
Além da visibilidade da marca, a pesquisa apontou que proteger a reputação das empresas, seguido de geração de leads e oportunidades de negócios.
Tecnologia e personalização
O uso de inteligência artificial e a personalização da comunicação com base em dados foram apontados como tendências-chave para os próximos anos.
“O estudo mostra uma maturidade nas práticas de comunicação corporativa. Para os próximos anos, vejo uma oportunidade de avançar na personalização de conteúdo e na previsibilidade de crises de reputação por meio do uso avançado de dados”, conclui Bornacki.
(Crédito: Foto de Jason Goodman no Unsplash)