Empresas que aplicam o marketing just-in-time têm ROI maior
O marketing just-in-time pode gerar maior retorno sobre o investimento (ROI), segundo mostra uma pesquisa realizada pela Accenture com mais de 500 diretores de marketing em todo o mundo. As empresas que buscam essa abordagem têm três vezes mais probabilidade de superar a concorrência em crescimento de receita.
Esse tipo de marketing, o just-in-time, cria apenas o conteúdo quando e se necessário, ajustando-o às necessidades dos consumidores interessados e dispostos a comprar. Por outro lado, o marketing de massa foca na criação de conteúdo extenso, que visa atingir um público cada vez mais amplo. Entretanto, a pesquisa mostra que essa estratégia está cada vez menos bem-sucedida. De acordo com os diretores de marketing, 20% dos clientes atingidos estão realmente interessados no produto promovido.
“Ao adotar práticas just-in-time, as organizações de marketing passam a explorar um valor que anteriormente não estava disponível ou acessível”, explica Paul Nunes, diretor executivo do Accenture Institute for High Performance. “Este valor é atribuído principalmente à capacidade dos marqueteiros just-in-time de envolver o cliente no momento exato e evitar o desperdício.”
As organizações de marketing just-in-time aumentaram suas receitas anuais em mais de 25%, em comparação com apenas 12% dos seus concorrentes. Elas também estão conscientes do desperdício, porque 82% relatam grandes esforços para minimizar as ineficiências de marketing. Além disso, 57% estão “muito satisfeitas” com sua capacidade de compartilhar a mensagem certa e no momento certo aos consumidores. O marketing digital e o tradicional são “extremamente integrados” para 58%. Essa mesma porcentagem relatou “total independência” nas decisões de investimento de TI, o que indica que o relacionamento entre CIO e CMO tornou-se mais colaborativo em empresas de marketing just-in-time.
“As organizações de marketing just-in-time proporcionam experiências mais satisfatórias e envolventes aos clientes”, comenta Rob Davis, diretor executivo da Accenture Interactive. “Para oferecer a experiência personalizada que os clientes esperam, elas mudaram o seu modelo operacional de marketing integrando, por exemplo, digital e analytics. Os vencedores serão aqueles que equilibrarem excelência criativa com rigor operacional “.
Confira esse vídeo criado pela empresa: