Empresas que transformaram seus setores respondem por 71% do valor de marcas, diz Kantar
Segundo estudo, marcas como Facebook, Tesla e Mercado Livre foram responsáveis por US$ 6,6 trilhões em valor incremental entre 2006 e 2025
A Kantar comparou os rankings ‘BrandZ Global’ de 2006 e 2025 e mostrou que 71% do valor agregado pelas marcas mais valiosas veio de empresas inovadoras, que representa um acréscimo de US$ 6,6 trilhões no valor de mercado global.
O levantamento compara as 100 principais marcas de 2006 e 2025 e mostra que, nesse intervalo, o valor total das empresas listadas cresceu em mais de US$ 9,3 trilhões.
Muitas das que figuravam em 2006 desapareceram por não atenderem mais às necessidades dos consumidores, enquanto novas marcas, como Facebook, Tesla, Uniqlo e Mercado Livre, emergiram com propostas que transformaram suas categorias.
O estudo também reforça a importância do conceito de ‘Diferença significativa’, um dos pilares do modelo de brand equity da Kantar.
“Não é preciso ir além da Apple para entender esse poder: ela teve a maior taxa de crescimento em 20 anos, é a primeira marca avaliada em mais de US$ 1 trilhão e a mais valiosa pelo quarto ano seguido”, afirma Souza.
O relatório ainda destaca a entrada de duas novas marcas no ranking de 2025. O ChatGPT, ferramenta da OpenAI baseada em modelos de linguagem de larga escala (LLMs), estreou na 60ª posição com valor estimado em US$ 43,5 bilhões.
Outro destaque é a rede Chipotle, que aparece pela primeira vez, em 86º lugar, com valor estimado em US$ 26,1 bilhões. Desde sua entrada na categoria de alimentação em 2013, a marca multiplicou seu valor por cinco com o conceito ‘fast casual’, oferecendo comida com ingredientes frescos a um custo acessível, iniciativa que inspirou mudanças em cadeias tradicionais de fast-food.
Segundo Milton Souza, CEO da divisão Insights da Kantar Brasil, essas marcas constroem confiança por meio de experiências de qualidade, fator essencial para a retenção de clientes. “A frustração com falhas tecnológicas é proporcional às promessas feitas. Por isso, oferecer experiências consistentes e sem atrito é essencial”, conclui.
(Crédito: Foto de Levart_Photographer no Unsplash)