Empresas se mobilizam para arrecadar doações em prol do Rio Grande do Sul
Segundo dados do estado, mais de um milhão de pessoas foram afetadas pelas chuvas, 156.056 estão desalojados e 48.297 estão em abrigos
O número de vítimas das enchentes que assolam o Rio Grande do Sul desde o início da semana passada subiu para 90 e, de acordo com o governo estadual, outras 131 estão desaparecidas e 362 feridas.
As imagens da água invadindo casas, lojas, restaurantes, estádios e até mesmo aeroportos têm marcado as transmissões televisionadas e pautado as discussões nas redes sociais. Segundo os levantamentos, mais de um milhão de pessoas foram afetadas em 397 municípios do Rio Grande do Sul, enquanto 156.056 estão desalojados e 48.297 estão em abrigos.
Com isso, uma rede de solidariedade se formou e tem tanto nomes do entretenimento quanto empresas tomando a frente para ajudar a população afetada.
Em meio à situação de calamidade, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, abriu uma chave de PIX para que as pessoas possam fazer as suas doações (CNPJ: 92.958.800/0001-3).
Whindersson Nunes, Felipe Neto, Anitta, Luísa Sonza, Ramana Borba e Gisele Bündchen estão entre as personalidades que estão se mobilizando.
O mercado publicitário também se mobilizou para ajudar. Nomes como Hugo Rodrigues e Ju Ferraz, além de agências do trade, compartilharam em suas redes algumas formas de doação.
Além deles, o Podpah se uniu com a banda Fresno e vai promover, nesta terça-feira (7), uma live para arrecadar doações para as vítimas das enchentes. Durante a transmissão, Lucas Silveira, Gustavo Mantovani e Thiago Guerra vão receber outros músicas e artistas como Júnior Lima, Estevão Tavares, Dinho Ouro Preto (Capital Inicial), Lucas Inutilismo, Ludmilla, além de Igão, Mítico, Diogo Defante e Thaís Diegues, do Rango Brabo, e Jukanalha, do Quebrada FC.
A live será transmitida tanto pelo canal Podpah, quanto pelo da Fresno e no perfil do hub no Kwai.
A banda criou uma chave PIX (ajuda@fresnorock.com.br) para receber as doações, que serão encaminhadas para as instituições que estão tomando a frente na mitigação dos efeitos da tragédia.
Os Correios anunciaram que as agências dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Paraná e no Distrito Federal, além de parte das unidades do Rio Grande do Sul, estão recebendo doações para as vítimas das chuvas. A estatal vai coletar e transportar gratuitamente os donativos – não haverá nenhum custo aos doadores.
A Central Única das Favelas (CUFA) está usando suas redes sociais para divulgas as diversas formas de ajudar. As doações podem ser feitas nas sedes da instituição — e de outras entidades parceiras — e pelo pix: doacoes@cufa.org.br.
Entre as empresas, a Cimed se mobilizou para doar R$ 1 milhão em medicamentos para o Rio Grande do Sul. A farmacêutica também dará baixa nos pagamentos de compras feitas por farmácias atingidas pela enchente, fará a reposição das mercadorias perdidas e reduzirá o preço dos produtos para os consumidores.
Além disso, cerca de 72 mil pacotes de lenços umedecidos também foram doados pela companhia e podem ser retirados gratuitamente pela população nas farmácias das redes São João e Panvel.
A Ambev vai parar sua produção de cerveja em Viamão, na grande Porto Alegre, para envasar água potável e doar à população do Rio Grande do Sul. No total, serão cerca de 850.000 latas de água de 473 ml produzidas por dia na cervejaria de Viamão.
Nos últimos dias, a empresa já doou mais de 560 mil de litros de água para o Estado – sendo 185 mil litros para a população de 11 municípios afetados e 375 mil em caminhões-pipa para suprir a necessidade de água de hospitais da grande Porto Alegre.
A Coca-Cola Brasil iniciou, na última semana, uma série de ações para direcionar recursos emergenciais para as comunidades impactadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Entre as principais ações estão a doação de 500 mil litros de água potável para as vítimas das chuvas, direcionados à Defesa Civil e outras instituições locais, e a doação de R$ 1 milhão à Ação da Cidadania, a maior ONG de combate à fome no país.
A doação de R$ 1 milhão à Ação da Cidadania, parceira de longo prazo do Sistema Coca-Cola Brasil em iniciativas sociais e que atua por meio de parceiros em todas as regiões do Brasil, será utilizada para compra de itens essenciais, como água, comida, kits de higiene e colchões.
Na operação local da Coca-Cola FEMSA Brasil, em Porto Alegre e Santa Maria, o foco é oferecer suporte aos colaboradores e às comunidades locais, além de continuar abastecendo a região, especialmente com água, mesmo diante do complexo cenário logístico.
A rede de Lojas Marabraz está doando colchões para os desabrigados. A rede se mobilizou para enviar rapidamente o auxílio e amenizar o sofrimento das vítimas afetadas. As doações foram embarcadas em uma base aérea para chegar o mais rápido possível aos necessitados.
A Porto informou que prorrogou por 10 dias os contratos de seguros de todos os segmentos - incluindo Azul Seguros - cujos vencimentos ocorrem entre os dias 1 e 10 de maio para todos os clientes dos municípios atingidos no Estado. A prorrogação vale tanto para a vigência das apólices quanto para o vencimento dos boletos e pagamentos.
A empresa ainda adotou uma operação na região para agilizar o atendimento para abertura de sinistros e liberação de indenizações. As medidas foram tomadas para oferecer mais suporte aos corretores e clientes durante esse momento desafiador.
Além disso, a companhia também enviou uma equipe de 10 socorristas da Porto Serviço especializados em situações graves de alagamentos para a região que estão atuando com uma frota de veículos para operações especiais composta por uma moto aquática, dois Marruás, um Unimog, uma picape lança e um guincho pesado, seguindo os direcionamentos da Defesa Civil do Estado.
A C&A criou um grupo multidisciplinar para acompanhar a situação e tomar medidas de apoio aos associados, clientes e sociedade. Com 12 lojas no Estado e em apoio aos mais de 380 associados residentes no Rio Grande do Sul, a companhia está atuando ativamente e de forma próxima de todos os seus associados para oferecer o máximo de suporte e acolhimento possível.
Além disso, a empresa também irá disponibilizar as peças doadas do Movimento ReCiclo para as famílias impactadas da região e irá oferecer suporte à população em parceria com ONGs locais.
Para os clientes do C&A Pay residentes no Estado gaúcho, a C&A informou que irá isentar a cobrança de juros por atraso no pagamento e condições especiais de refinanciamento nos próximos 30 dias.
A Vivo disponibilizou 10GB de bônus de internet a todos os clientes Vivo Pré e Controle da região e, com a Fundação Telefônica Vivo, lançou uma campanha de matchfunding para itens de urgência.
Além disso, com as associadas da Conexis Brasil Digital que atuam no estado do Rio Grande do Sul, a empresa habilitou sua rede de telecomunicações para que automaticamente os clientes de qualquer operadora possam acessar.
A Petlove realizou a doação de mais de sete toneladas de ração super premium em parceria com a Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul, a Força Aérea Brasileira, o GRAD (Grupo de Resposta a Animais em Desastres) e Instituto Caramelo, que lideram o auxílio aos animais impactados pelos acontecimentos que acometem a região.
Para auxiliar os pets em situação de vulnerabilidade, diversas equipes de voluntários têm realizado resgates, em uma verdadeira força-tarefa. Entre os grupos, há diversos membros da sociedade civil que são colaboradores da Petlove, que têm recebido apoio e suporte da Companhia.
Além disso, eles também estão usando o Petcar para chamar a atenção das pessoas na rua. O veículo estará em frente do CENU (Avenida das Nações Unidas, 12901), até sexta (10), das 11h às 16h30, para arrecadação de doações para os pets do RS. A empresa está aceitando água, coleiras, guias, ração para cães e gatos, mantas, medicamentos; com doações voltadas para insumos de necessidade básica para o tratamento, amparo e manejo dos pets.
A Petlove também vai fornecer plano de saúde grátis por seis meses para pets que estão sob responsabilidade de projetos específicos parceiros da empresa.
O Mercado Livre, junto com o Mercado Pago, anuncia medidas de apoio à população e, como parte de seus esforços para auxiliar as comunidades atingidas pelas chuvas, vai doar R$ 1 milhão para a ONG Ação da Cidadania com o objetivo de fornecer assistência imediata às áreas mais impactadas.
Os recursos serão destinados a compras de kits de artigos de uso emergencial como colchões, cobertores, água potável, alimentos de cesta básica, artigos de cama-mesa-banho e higiene pessoal. A entrega dos kits será gerenciada pela própria entidade, em colaboração com a Força Aérea Brasileira.
Os usuários do Mercado Pago também podem colaborar com valores a partir de R$ 5 por meio do botão "Doar", uma funcionalidade permanente dentro do aplicativo do banco digital. Os valores serão revertidos ao atendimento das famílias que estão em risco por meio da ONG Ação da Cidadania.
O Banco Safra decidiu doar R$ 1 milhão para as famílias gaúchas atingidas pela maior enchente do Estado. A doação será feita por meio de duas instituições: o Movimento União BR e a Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais.
Já o Santander anunciou as primeiras medidas de adequação de prazos e condições para os clientes de todo o estado afetado pelas chuvas. No caso de contas em pessoa física, o banco vai reduzir em até 20% as taxas de juros, com até 40 dias para o pagamento da primeira parcela, e esse dinheiro será creditado na hora via aplicativo.
No cartão de crédito, o cliente poderá ampliar o prazo de faturamento da fatura, de 10 para 24 vezes, com desconto na taxa e os limites dos cartões serão mantidos ao longo do mês de maio.
Outra medida é a sobre o FGTS. Caso o cliente possua saldo e adesão ao saque de aniversário, ele poderá fazer isso diretamente do aplicativo. O banco também anunciou medidas para pequenas, médias e grandes empresas e clientes agro.
Para além das medidas de apoio ao cliente, o Santander criou um Fundo de Ajuda Humanitária, cujo valor será integralmente utilizado para garantir que seus colaboradores, prestadores de serviços e comunidades afetadas tenham apoio para se recuperar de perdas materiais.
Cada real doado por colaboradores, em campanhas de mobilização interna, contará com o um aporte do banco no mesmo valor, dobrando todos os recursos arrecadados, que serão integralmente revertidos para entidades das esferas pública e do terceiro setor.
O Fundo terá, entre suas prioridades, apoiar a reconstrução das localidades atingidas. O Santander também segue comprometido em direcionar esforços de suas equipes para o restabelecimento e manutenção da prestação de serviços essenciais à população.
No setor de serviços, a Legião da Boa Vontade (LBV) arrecadou mais de 20 toneladas de suprimentos que estão sendo encaminhados para as famílias. Além dos itens essenciais, estão sendo enviadas cartinhas feitas pelas crianças da Escola da LBV na capital, buscando levar um pouco de conforto em meio a essa tragédia.
Ainda assim, a LBV está recebendo doações no seu posto de coleta, que fica localizado na Avenida Rudge, 763, no bairro do Bom Retiro, das 8h às 20h. Entre os itens que podem ser enviados, estão colchões, travesseiros, roupas de cama, material de limpeza, material de higiene pessoal, água potável e alimentos não perecíveis. Outras informações podem ser encontradas nos telefones (11) 97240-9165 e 3225-4500.
As doações serão entregues imediatamente à Defesa Civil de Glorinha, no Rio Grande do Sul, em apoio às vítimas das chuvas.
O Grupo Carrefour anunciou a doação de 500 toneladas em alimentos, água e produtos de higiene que serão destinados, prioritariamente, à Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul, à organização não-governamental Ação da Cidadania e a outras organizações sociais locais do estado. O Grupo também congelou os preços de todos os produtos em todas as lojas no Rio Grande do Sul, até o dia 31 de maio, para as bandeiras Carrefour, Atacadão, Sam's Club e Nacional.
Além disso, as lojas do Grupo Carrefour Brasil no Rio Grande do Sul se tornaram pontos de arrecadação voluntária para alimentos não-perecíveis, kits de higiene pessoal e materiais de limpeza até o dia 24 de maio. O Grupo está apoiando os colaboradores impactados pela tragédia de forma individual, visando entender as necessidades de cada um.
A Ipiranga fez uma doação de 2 mil cestas básicas e 5 mil kits de higiene via Instituto Ultra, em parceria com a Ação da Cidadania, além da doação de combustível para geradores de abrigos que estão recebendo desalojados nas regiões afetadas, para veículos que atuam no suporte a esses centros e para a Marinha que está atuando nas operações de resgate e transporte. A companhia também fez uma doação de 56 mil litros de água dos centros de distribuição da AmPm, de São Paulo, Curitiba e Rio Grande do Sul para a região de Porto Alegre, além de atuar no apoio logístico com envio de médicos e medicamentos de São Paulo para o atendimento das pessoas em situação emergencial.
A empresa anunciou uma campanha, em parceria com a ONG Ação Cidadania, em que a cada real doado, a Ipiranga vai doar o mesmo valor da contribuição. Os programas de pontos com revendedores estão sendo usados com a possibilidade de troca por cesta básica. A companhia também está realizando campanhas de arrecadação de roupas, alimentos não perecíveis e água nos escritórios do Rio de Janeiro e São Paulo.
Além disso, os funcionários afetados pelas enchentes estão recebendo suporte com a política de apoio emergencial, contando com hospedagem temporária, alimentação, recursos financeiros e apoio psicológico.