Encontro de Redação Publicitária de Paraty pode ser ampliado em 2011
Apesar de enfrentar problemas técnicos em seu site antes do evento e na divulgação em TV, o 5º Encontro de Redação Publicitária de Paraty, promovido pela Alap (Associação Latino-Americana das Agências de Publicidade) e realizado nesta sexta (13) e sábado (14) na cidade fluminense, recebeu cerca de 100 pessoas, em maioria estudantes, para discutir particularidades da atuação.
O evento, sediado na Casa da Cultura, contou com palestras de Eduardo Almeida, diretor de criação da Quê Comunicação, falando sobre “Briefings complicados. Eles estão entre nós”; Bruno Pinaud, redator da Giovanni+Draftfcb, sobre o tema “Multiplataforma”; e Álvaro Rodrigues, presidente da Agência3 e jurado no Festival de Cannes 2010 na área de Radio, abordando “Como domar um Leão – os bastidores de Cannes”.
Também discursou Eloy Simões, profissional com experiência em agências que marcaram a história da publicidade brasileira, como Norton, Thompson e Almap, sobre “A arte do texto na publicidade”, uma verdadeira aula da importância do redator e do papel que ele deve exercer em seu dia-a-dia – que vai muito alem de imprimir palavras em anúncios, da forma que lhe é solicitado, hora pelo diretor de arte, hora pelo diretor de criação, hora pelo próprio cliente.
Por sua excelência no trabalho realizado durante a carreira, Simões foi premiado durante o encontro com o prêmio Jeca Tatu, que reconhece e valoriza os profissionais de propaganda que contribuíram com a história e cultura da linguagem brasileira.
“Ficamos extremamente satisfeitos com o resultado do evento. Apesar dos problemas na divulgação e inscrição, tivemos uma significativa presença de público e ótimas discussões sobre a redação publicitária. Ano que vem continuaremos a receber os profissionais e estudantes aqui em Paraty e devemos ampliar o evento”, destaca Jomar Pereira da Silva, diretor da Alap, idealizador e organizador do encontro.
A prefeitura já demonstrou interesse em, além de dar continuidade ao evento, incrementar outro paralelo – uma feira de livros, com lançamentos, noites de autógrafos e discussões de publicações focadas no mercado de propaganda e marketing.
por Karan Novas