Encontro debate a evolução da televisão na América Latina

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Integração entre plataformas é um dos assuntos que serão debatidos no evento, que premiará também criações para TV

Com o objetivo de discutir o cenário da televisão aberta na América Latina, o evento La Cumbre TV Abierta – Open TV Summit chega à sua quinta edição este ano.

A programação inclui palestras e debates com líderes do meio, e será realizada em Nova York, entre os dias 22 e 23 de agosto. O encontro tem apoio dos canais do Centro Internacional de Televisão Aberta, que reúne marcas como Globo e Televisa (México), entre outras gigantes do setor.

O encontro inclui também o Open TV Awards, que premiará as melhores criações publicitárias feitas para a TV aberta em toda a América Latina.

Assim como em edições passadas, a premiação terá espaço para valorizar campanhas que fazem bom uso da interação entre o meio digital e o televisivo.

O meio digital, aliás, é debatido no evento sob diversos aspectos. Um deles, talvez o mais importante, é a relação dele com a TV aberta, que, ao contrário do que algumas esferas do mercado defendem, estaria alavancando a audiência do meio via aplicativos em dispositivos móveis, por exemplo.

Segundo o relatório Nielsen Global Video On Demand, divulgado no segundo semestre do ano passado, 50% dos consumidores de vídeo online dedicam seu tempo assistindo a conteúdo produzido, inicialmente, para a televisão tradicional.

O estudo foi realizado com mais de 30 mil pessoas, de 61 países. Ainda de acordo com a Nielsen, o número de millennials que assiste televisão diminuiu 11% entre 2014 e 2015. Por outro lado, houve aumento considerável desse público em outras plataformas: aproximadamente 30% dos jovens hoje usam tablet, smartphone e computador para visualizar seus vídeos.

Premiação
O Open TV Awards chega este ano à sua quarta edição, contemplando oito categorias: branded content, integração, novas tecnologias, product placement, promoção, multiplataforma e 30 e 60 segundos. Concorrem criações de países como Argentina, Chile, Panamá e Colômbia. O Brasil não terá representantes.
As inscrições foram abertas para agências full service, especializadas, anunciantes, produtoras, empresas de tecnologia e outras do segmento.