Encontro na ESPM debate rumos e desafios do jornalismo
Rumos e desafios da profissão e as novas tendências de ensino na área foram o foco do 1º Encontro sobre Jornalismo, realizado pela ESPM nesta quarta-feira (21) aprofundando as discussões em torno da disciplina – que entrou na grade da instituição neste ano. Voltado para professores, estudantes e profissionais de comunicação, o evento contou com a participação do jornalista Eugênio Bucci, coordenador do curso de pós-graduação em Jornalismo da ESPM; e David Klatell, professor norte-americano da Columbia University. De acordo com o vice-presidente da ESPM, Alexandre Gracioso, a criação do curso e do evento foram uma “extensão natural” da escola, que é focada em comunicação. “Nosso objetivo é patrocinar e difundir o ensino do bom jornalismo”, explicou.
Em sua apresentação, Bucci colocou algumas provocações que alimentaram o debate entre os participantes, realizado na sequência. Para ele, “o principal desafio do jornalismo no Brasil hoje é saber quem ele é” – pré-requisito para o bom ensino da profissão. O jornalista também destacou alguns pontos que poderiam definí-lo de forma ampla. Entre eles, entender que a imprensa é uma instituição na qual a sociedade conversa consigo mesma e que o jornalismo é o idioma essencial para atender as pessoas em seu direito à informação. Lembrou também que ele só pode existir em um regime democrático. “Se for controlado pelo Estado, fenece”, afirmou.
Ao chamar São Tomé de “padroeiro dos jornalistas”, Bucci pontuou também que o jornalismo pede método (dúvida, checagem, entrevista, teste empírico) e independência, onde a objetividade é o ponto de equilíbrio. Ele também destacou que a imprensa existe para revelar “segredos” ou informações que afetam o público, mas sempre baseadas em uma relação de confiança. “O leitor não pode ser tapeado”, disse, referindo-se ao caso do jornal britânico News of the World, fechado recentemente por usar escutas ilegais para realizar apurações. A importância da relação jornalismo x consumo, as novas formas de produção de conteúdo e de gestão de imprensa também foram alguns temas apontados e debatidos no encontro.
Durante o evento, David Klatell e José Roberto Penteado, diretor-presidente da ESPM, assinaram um contrato tornando a escola representante da Columbia Journalism Review no Brasil. Nesta quinta-feira (22), Klatell, especialista em educação e gestão em jornalismo, realiza palestra online aberta ao público, onde responderá às questões dos participantes sobre novas tendências do ensino de jornalismo ao redor do mundo.
por Karina Lignelli