Encontro no Guarujá atrai maior número de marcas
Apesar de estar apenas em sua terceira edição, o Fórum de Marketing Empresarial do Guarujá é tido pelos anunciantes como uma excelente oportunidade para alavancar suas marcas e produtos. Isso, segundo Cristina Toledo, a diretora comercial da área de eventos do Grupo Doria – que, junto com a Editora Referência, é a realizadora do evento – só é possível graças a um dos grandes diferenciais do fórum: reunir em um mesmo espaço os ceos e os líderes da área de marketing das principais empresas do país. “Esse fator é decisivo para atrair grande parte dos patrocinadores. Lá temos os diretores de marketing, que são os decisores dos rumos de suas marcas; e os ceos, que possuem uma visão macro da empresa, e não só do produto final. Um mix que não temos nos eventos do trade”, afirma.
Até o momento, o Fórum tem 18 cotas comercializadas, com Arizona, Burti, Casa Cor, Decor Books, Editora Globo, ESPM, IstoÉ, IstoÉ Dinheiro, Grupo RBS, jornal propmark, Lincx, Lua Nova, Momentum, O Estado de S.Paulo, Rádio Jovem Pan, Rede Record, SBT e Vivo. “A expectativa é de um crescimento de 30% em relação ao 2º Fórum, que cresceu o mesmo índice comparado com a primeira edição”, comenta Cristina.
A executiva acredita que o cenário econômico de dezembro passado, onde as empresas falavam em cautela em relação aos seus budgets, está melhor agora. “Os resultados do primeiro trimestre se mostraram acima das expectativas. Muitas empresas já estão revendo seus investimentos. O próprio Fórum de Comandatuba, que se encerrou na semana passada, nos trouxe um cenário otimista, já que mesmo sendo um evento consolidado (está em sua 11ª edição) mostrou um crescimento muito bom, de 12%”.
Negociações com patrocinadores como a Nestlé, que no ano passado ficou com a cota máster, já estão bem encaminhadas. “Fischer & Friends e Heineken, que também estiverem presentes em 2011, também estão quase certas para esta edição. Nesta semana ou na próxima, deveremos anunciar mais novidades”, completa Cristina.
O 3º Fórum de Marketing Empresarial do Guarujá acontece entre os dias 17 e 19 de agosto no Hotel Sofitel Jequitimar, na cidade do litoral sul paulista. Este ano, o tema será “Brasil: nova potência no consumo e nas tendências”. Segunda Cristina, até mesmo a cidade escolhida para a realização do evento ajuda para o seu sucesso de conteúdo e comercial. “As agendas estão cada vez mais demandadas. Você fazer um fórum em um local que fica apenas há uma hora da cidade de São Paulo, onde se concentra a maior parte das principais empresas e agências de publicidade do país, influencia muito na ida dos grandes executivos do país”.