Endemol se posiciona como empresa criativa de conteúdo

Divulgação

Scherer: “é importante estarmos preparados para o futuro”

Conhecida no mercado brasileiro como a empresa que criou e comercializa os direitos de reality shows como o “Big Brother” em todo o mundo, a Endemol está disposta a mudar essa imagem limitada sobre si. A multinacional holandesa do entretenimento, que recentemente se fundiu com a Shine, quer ir mais além e ser reconhecida no mercado como uma empresa criativa capaz de gerar conteúdos diversos.

O executivo holandês Branco Scherer, diretor internacional de parcerias comerciais da Endemol Shine Group, veio ao Brasil conhecer a operação local e ajudar a implementar as estratégias globais para o país. “Somos uma companhia criativa e queremos mostrar que temos conhecimento e capacidade para desenvolver qualquer tipo de solução de negócios para nós mesmos ou para outras marcas. Não somos uma empresa apenas de programas de televisão”, diz.

Além da área de licenciamento e programas de televisão, no qual a Endemol Shine se notabiliza por produções mundiais como o “MasterChef”, que no Brasil é transmitido pela Band, a empresa está dedicada a se apresentar como uma alternativa na criação de branded content. “Já fazemos isso internacionalmente há dez anos. Não queremos nos tornar um grande estúdio de televisão. Nosso posicionamento é ser uma empresa criativa que cria conteúdo de televisão ou digital para qualquer cliente”, reforça Scherer. “Geralmente nos associam com programas de televisão devido ao sucesso que temos obtido nesta área, mas somos uma empresa de conteúdo. Sabemos fazer branded content para qualquer canal de distribuição.”

Para atender projetos digitais, a companhia conta atualmente com a Endemol Beyond, que trabalha no ambiente online explorando temas de interesse do público desse universo como games e atrações com personalidades da internet, bloggers, vloggers e youtubers. Se por um lado essa divisão digital ainda não é a mais lucrativa da multinacional, Scherer explica que é fundamental marcar posição e entender o potencial do digital, principalmente para o futuro. “Se a maior parte dos investimentos das marcas ainda é direcionada para TV no Brasil, tudo bem. Isto é ótimo, pois sabemos trabalhar conteúdo muito bem nesta mídia. Mas é importante estarmos preparados para o futuro. O que interessa não é exatamente o canal de distribuição. O que prevalece é a capacidade de criar conteúdo”, diz Scherer.

Apesar de ainda estar começando no país, a Endemol Shine já está trabalhando com grandes clientes como Gillette, para quem fez uma ação digital em parceria com a agência Grey. A operação brasileira é comandada pelo managing director Marcello Braga, ex-diretor de conteúdo do grupo Fox no Brasil.

Divulgação

Marcello Braga, diretor-geral da Endemol no Brasil