Engajamento é o tema do VI Fórum Internacional de Mídia

O VI Fórum Internacional de Mídia, promovido pelo Grupo de Mídia do Rio de Janeiro, aconteceu nesta terça-feira (31) no Centro de Convenções da Bolsa de Valores, na Praça Quinze, zona portuária do Rio. O evento, que integra as comemorações dos 40 anos da entidade, teve entre seus palestrantes, José Junior, presidente e coordenador do grupo cultural Afroreggae; Stephan Younes, presidente do comitê de branding da ABA (Associação Brasileira dos Anunciantes) e gerente de marcas e comunicação da Technos; e o empresário Luiz Calainho.

O tema das discussões foi “Engajamento”. Não houve, porém, palestrantes internacionais, como sugeria o nome do evento. “Optamos por manter o fórum como Internacional por entendermos que tanto o tema ‘engajamento’, como os participantes, são de nível internacional”, explicou Jorge Alaby, presidente do Grupo de Mídia do Rio de Janeiro.

No Painel Social, José Júnior falou da importância da parceria com marcas que fazem a diferença quando se trata de comunidades carentes, como favelas do Rio de Janeiro. “Procuramos parcerias com empresas que querem fazer a diferença socialmente e não empresas que têm como objetivo apenas o lucro. Fazemos ações nas favelas que acabam por retirar os criminosos do narcotráfico, que é nossa missão principal”, contou Junior. Stephan Younes discorreu sobre a importância do esporte para as marcas. “É de suma importância as marcas voltarem seus olhos para o esporte. A empresa, com isso, acaba chegando nas pessoas que comungam de valores iguais – porque o esporte faz isso, se bem aproveitado”, disse Younes.

O fórum foi encerrado com o Painel Entretenimento, que teve como destaque o empresário Luiz Calainho. Ele animou a plateia com um discurso positivo em relação ao potencial do Brasil neste ano de 2012. “Precisamos nos reinventar e nos transformar sempre. O Brasil está fazendo isso. Quem não se reinventar vai dançar”, disse Calainho. Ele deu como exemplo a indústria da música, onde começou sua carreira. “A indústria da música perdeu o bonde porque se manteve num antigo modelo de estrutura, se recusando a acompanhar as novas mídias. Nós estamos em novos tempos. Tempos de novos desafios, novas regras, novos modelos e principalmente engajamento com o social, que deve ser o principal legado de nossas ações”, afirmou Calainho.

O Fórum, que já faz parte do calendário do Grupo de Mídia, teve como patrocinadores O Globo, Band, Abril Mídia e TurnerMedia.