Ennio Morricone lança SM Art

A partir de agora, a SM Comunicação Full Brain ganha mais uma divisão: a SM Art. O objetivo desse novo selo é desenvolver uma plataforma de eventos culturais no Brasil e também, projetar produções nacionais no exterior. “Com a SM Art queremos buscar novos conteúdos e acreditamos que investir na música cinematográfica é uma dessas opções, mas não será o único foco da programação cultural que estamos preparando para a SM Art”, explica Paulo Alimonda, sócio-diretor da SM.

E para inaugurar essa nova marca, a SM Art traz ao Brasil, no próximo dia 24, o maestro Ennio Morricone e a orquestra sinfônica de Roma em única apresentação no Teatro Alfa.
Desde a criação do primeiro projeto cultural na SM Comunicação Full Brain, em 2007, o “Música em Cena – 1º Encontro Internacional de Música de Cinema”, Alimonda amadureceu a idéia de montar um departamento que cuidasse exclusivamente de cultura, desatrelado da chancela da agência que atende publicidade, propagada e marketing. Em parceria com Carla Vasconcelos e Ricardo Caracas, Alimonda montou a SM Art.

Com investimento de R$ 1 milhão e uma equipe de dez pessoas, a SM Art investirá cerca de R$ 10 milhões em eventos só para o ano de 2008. Além da vinda de Ennio Morricone, a SM Art promete realizar, em maio, o Musicine, evento no mesmo formato do “Música em Cena – 1º Encontro Internacional de Música de Cinema” que no ano passado – realizado no Rio de Janeiro e com patrocínio da Petrobrás e Caixa Econômica Federal – teve duração de uma semana e trouxe o maestro Ennio Morricone, Gustavo Santaolalla (compositor   das trilhas sonoras dos filmes “Brokeback Mountain”, “Diários de uma Motocicleta” e “Babel”), e promoveu seminários com Cacá Diegues e José Wilker para discutir cinema.

“Para 2008, queremos repetir o sucesso do ‘Música em Cena’ com o Musicine. Para isso, vamos trazer o Alberto Iglesias, compositor dos filmes de Almodóvar, além de outras atrações internacionais que faltam confirmar”, informa Alimonda. O Musicine terá patrocínio da Petrobrás e de mais duas empresas privadas cujos nomes não foram divulgados.

Em maio, a SM Art traz o compositor musical argentino vencedor de dois Oscar, Gustavo Santaolalla, e a Bajofondo Tango Club para uma apresentação em São Paulo. E no segundo semestre, realizarão um evento musical outdoor na praia de Copacabana (Rio de Janeiro) e no Parque Villa Lobos (São Paulo), “com atração internacional, mas que por enquanto, não podemos revelar quem é”, diz Alimonda.

Para 2010, já é certo a vinda de John Williams, o compositor da série “Guerra nas Estrelas”.
A SM Art também está com o projeto “Estrela do Brasil” que consiste em uma tenda itinerante que exportará a cultura brasileira para 19 cidades européias ao longo de cinco anos. “Nessa mega tenda haverá um palco com capacidade para 2,5 mil pessoas e em cada tentáculo da estrela será o espaço para patrocinadores”, explica Alimonda.

Maria Fernanda Malozzi