Entenda como ações de retargeting são importantes também para os fabricantes

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Isaac Ezra é CEO da ShopBack

Uma aflição que grande parte dos empresários tem hoje é descobrir como resolver equações para aumentar o ROI (retorno sobre investimento) de suas ações de marketing. As empresas aplicam uma importante parcela de seus orçamentos para atrair visitantes ao seu site, e-mail marketing e outras atividades de divulgação, mas é uma parte pequena a dos que se tornam clientes: apenas 2% dos visitantes compram ou se inscrevem no site.

Essa preocupação não acontece apenas no varejo, a indústria também é afetada. Um dos trunfos para aumentar as chances de vendas – a chamada “taxa de conversão” – é o retargeting, nome dado às ações de marketing personalizadas de acordo com o perfil do consumidor. Quanto mais assertiva a mensagem, maiores as chances de sucesso. Para que isso aconteça, entretanto, existem diferentes níveis de customização da campanha para os anunciantes, passando pela estratégia da campanha e coleta de dados até a recomendação de produtos.

Por não lidar com vendas diretas, o retargeting para a indústria ganha contornos e objetivos diferentes. Uma montadora de automóveis, por exemplo, tem como arrecadar leads para futuras campanhas de marketing para anunciar promoções, feirões, novos modelos e até mesmo recalls. Também pode selecionar potenciais clientes para a prospecção de revendoras concessionárias, de acordo com o perfil mais propenso a comprar um automóvel.

Além de atingir um público que optou por receber a sua mensagem, a abordagem também deve ser a da preferência do cliente. Telefone, e-mail, SMS, WhatsApp ou redes sociais? O cadastro fornece informações importantes para essa filtragem, mas o comportamento de navegação na internet diz mais sobre cada perfil e, por isso, é fundamental contar com tecnologias para coleta e análise dos dados.

Embora alguns setores da indústria sejam mais tradicionais, é importante que os empresários estejam atualizados em relação às principais novidades tecnológicas, especialmente em tempos de estagnação econômica, para se aproximar do cliente e, sobretudo, fidelizá-lo.

*Isaac Ezra é CEO da ShopBack, plataforma de retargeting inteligente baseada em comportamento do usuário