Entidades firmam acordo contra fraude de publicidade online
O problema das fraudes na propaganda online está começando a ser enfrentado. Após uma série de denúncias de exibições “fantasma” de banners, displays e vídeos na web (leia aqui e aqui), bem como a compra de tráfego, a indústria começa a realizar uma série de iniciativas para coibir o crime e mitigar as perdas de verba.
Associações como o IAB (Interactive Advertising Bureau) dos Estados Unidos, a AAAA (American Association of Advertising Agencies) e a ANA (Association of National Advertisers) fizeram um pacto para reforçar as responsabilidades do veículo, das adnetworks e das adexchanges sobre a comprovação das métricas vendidas. Mike Zaneis, vice-presidente executivo do IAB americano, afirmou ao Wall Street Journal que “não se trata apenas de recuperar a confiança no supply chain, mas sim o compromisso de toda a indústria em seguir este caminho”.
Entre as possíveis fraudes estão a compra de tráfego (manobra que usa bots ou usuários falsos para impulsionar as estatísticas de acesso e visualização de um site), que será restringida por esse novo acordo. “Todos têm novas obrigações e irão fazer mudanças. Temos que ter certeza que não vamos comprar tráfego fraudulento”, encerrou Zane.