Entretenimento ganha força na Band
Nos anos 80 e até meados da década de 90, a Band – então TV Bandeirantes – era conhecida como “O canal do esporte”. Junto com o futebol e demais atrações esportivas da emissora, o jornalismo também sempre se mostrou forte, apoiado na credibilidade de outros veículos do grupo, como a Rádio Bandeirantes. Agora, é a vez do entretenimento ganhar mais espaço na emissora paulistana com sede no bairro do Morumbi.
Além de atrações já conhecidas na casa, como o “CQC”, “A Liga” e o “Band Folia” – a tradicional transmissão do carnaval da emissora – , chegam agora na Band programas como “Pânico”, um dos maiores destaques da televisão brasileira nos últimos 10 anos; o game-show “Quem Fica em Pé?”, que já faz sucesso em países como estados Unidos e Espanha e aqui será apresentado por José Luiz Datena; “Perdios na Tribo”, um novo reality show; além de umdia a mais para “Agora é Tarde”, atração comandada por Danilo Gentili, que também ganha espaço às sextas-feiras.
Segundo Marcelo Mainardi, diretor executivo comercial da Band, o entretenimento já vinha ganhando espaço na emissora, e ter programas como o “Pânico” em sua grade, já era um “sonho antigo”. “Nós conversamos para trazer o ‘Pânico” para a Band há diversos anos. Queremos cada vez mais fazer uma TV diversificada, sem ser sofisticada, mantendo nossa alta audiência entre as classes A e B e agragando ainda mais um público também de outras classes”, afirmou, ressaltando que a emissora não pretende ter uma programação voltada exclusivamente para um tipo de público. “A TV aberta não é feita para ser de nicho”, completou.
Junto com entretenimento, esportes e jornalismo mantém sua força na grade da Band. No esporte, os destaques vão para as transmissões dos campeonatos estaduais e da Copa do Brasil – ambos em andamento – , do Brasileirão, e da Eurocopa 2012, segundo torneio mais importante do futebol mundial e que ocorre em junho/julho desse ano na Polônia e na Ucrânia. Destaque também para a temporada da Fórmula Indy, que esse ano terá a estréia de Rubinho Barrichello na categoria.
Já no jornalismo, além das marcas já conhecidas – “Jornal da Band”, “Jornal da Noite” e “Brasil Urgente” – , estréia agora o “Primeiro Jornal”, nas manhãs, apresentado por Luciano Faccioli e Patrícia Maldonado. No segundo semestre as atrações se voltam para “Eleições 2012”, com a emissora realizando os tradicionais debates – outra grande marca da Band desde a década de 80 – e uma completa cobertura no dia dos pleitos municipais.
Mainardi, que se diz contente pelo crescimento de 8,5% em faturamento comercial da emissora em 2011 – ano de crise europeia e sem grandes eventos esportivos e eleições – , que foi em sintonia com o mercado publicitário, tem planos bem mais ousados para 2012. “Queremos crescer na casa dosadois dígitos. Sendo que o número do primeiro dígito começe com ‘3’, ou seja – mais de 30%”.