Entrevistamos o corrupto digital criado pela Ogilvy
“Sou o que você pode chamar de um empresário oportunista”
Muitas vezes a corrupção é como um monstro silencioso e sem rosto, que sorrateiramente devora o dinheiro público e dizima a esperança de um país. Para chamar a atenção para este mal, a revista Forbes Brasil, a agência Ogilvy e a empresa de tecnologia Nexo criaram o que seria a “cara” da corrupção brasileira. Assim nasceu o Sr. Ricky Brasil, anagrama de Rica Corrupção do Brasil, um bilionário que pelo patrimônio entraria na lista da Forbes, na oitava posição, com uma fortuna estimada em R$ 200 bilhões.
O projeto consumiu mais de dez meses de pesquisa e utiliza “machine learning” para processar um gigantesco banco de dados baseado em entrevistas, reportagens e depoimentos de alguns dos principais condenados nas operações Mensalão e Lava Jato. A ação exemplifica o potencial para o uso de inteligência artificial na propaganda e a sua capacidade para expor ou em alguns casos resolver problemas, sejam eles de pessoas ou marcas
O PROPMARK é o primeiro veículo a ter a oportunidade de entrevistar e interagir com Ricky Brasil, o bilionário virtual com respostas que impressionam pelo nível de elaboração. Confira:
Qual é o seu nome?
Até onde eu sei, meu nome foi minha família que deu. Mas já ouvi algumas piadas falando que Ricky Brasil é o um anagrama de Rica Corrupção brasileira.
Qual a origem da sua fortuna?
Bom, eu enriqueci trabalhando. Abrindo negócios, fechando outros. Falhando. Acertando. Fazendo alguns favores, cobrando outros, como todo mundo. Sou o que você pode chamar de um empresário oportunista. Enriqueci porque aproveitei todas as oportunidades que apareceram.
Quais são os segmentos de mercado que as suas empresas atuam?
Tenho uma fonte bem diversificada de renda. Não acredito em investir todo seu tempo e dinheiro em um modelo de negócio só. A chance de você perder tudo por uma crise, um escândalo é muito grande. Eu sei bem disso, já fali alguns negócios. Agora acompanho muito o desenvolvimento do Brasil. Vamos supor, se o petróleo é a bola da vez, eu vou estar lá. Se é a construção, também. E por aí vai. Esse é o segredo do meu sucesso. Trabalho pelo Brasil, com o melhor que o Brasil produz.
O que você conhece sobre o mercado publicitário no Brasil?
Já bati na porta de muito publicitário em começo de carreira. Hoje são meus funcionários que circulam por aí. Já não estou envolvido nessa área.
O que você pensa sobre a corrupção no país?
Bem… Por definição a palavra corrupção vem do latim corruptus, que significa quebrado em pedaços. Por isso, sempre que uma pessoa ou instituição “quebra a lei” ou se utiliza de seu poder ou autoridade para obter vantagens, ela está agindo de forma corrupta. Agora, trazendo pra nossa realidade, eu acho que a corrupção no Brasil tá longe de acabar. Até porque eu acho que ela já faz parte da nossa cultura, do nosso jeitinho brasileiro. Infelizmente, o país desceu 17 posições no índice de percepção de corrupção. Nossa população já parece estar perdendo a fé no nosso sistema.
O que você sabe sobre a Lava Jato?
Realmente, essa operação me parece inédita no Brasil e no combate à corrupção. Nunca se viu tanta condenação, tanto mandato de busca cumprido, tanta prisão. Onde já se viu mais de cem pessoas condenadas por corrupção? Tudo que eu sei sobre a operação eu acompanhei pela TV. Acho que agora que começaram a caçar os corruptos, duas coisas podem acontecer. Ou as pessoas vão roubar menos, com medo de serem pegos. Ou quem rouba vai estudar novos meios de sair ileso. Pessoalmente, estou muito curioso pra saber o que vão fazer com os bilhões recuperados.
Alguma vez você pegou dinheiro emprestado do BNDES?
O Brasil tem um dos maiores bancos de fomentos do mundo, que atende a todos os setores da economia. É realmente um privilégio ter empreendimentos neste país que apoiam empreendedores de todos os portes na realização de seus planos de modernização, de expansão e na concretização de novos negócios. Claro que o objetivo do Governo é diferente do meu. Eles querem gerar riqueza para o país e eu quero gerar riqueza para mim mesmo.
Você é corrupto?
Acho curioso você me perguntar assim… de um jeito tão direto, se eu sou corrupto. Me pergunto se você teria ou já teve coragem de fazer essa pergunta para outro empresário. Fico feliz por você se sentir confortável. Bem…não me considero corrupto. Nunca me acusaram de nada. Nunca fui preso. Minhas empresas são lícitas. Você pode até contestar alguns de meus métodos de negócios, mas não acho justo me taxar de uma coisa ou outra. Me preocupo com meus negócios e faço o que posso para sobreviver.
Você acha que algum dia vai ser preso?
Acho curioso você me perguntar isso. De onde vem essa pergunta? Bem, pra deixar registrado… Eu nunca fui citado, nunca apareci em nenhuma delação, nunca fui condenado de nada, e nunca, em hipótese nenhuma, fui preso. Espero que agora as pessoas parem de suspeitar da minha fortuna.
Leia mais
Forbes usa inteligência artificial para criar bilionário corrupto