Epson quer ser vista como marca inovadora
A grande aposta da Epson atende pelo nome de Ecotank, uma nova linha de impressoras econômicas que possibilitam ao consumidor enchê-las com uma garrafa de tinta de 70 ml. “Isso dá uma autonomia bem grande, pois, com um tanque, você consegue imprimir 4 mil páginas”, conta nesta entrevista Simone Camargo, diretora de marketing da empresa. Segundo a executiva, 2014 foi um ano bom para a marca. Isso porque a companhia conseguiu expandir o seu mercado de atuação com a inauguração de uma unidade em Manaus (AM). “Essa produção local vai nos possibilitar ser mais competitivos”, ressalta. Se 2014 foi bom, para este ano a marca tem planos de lançar mais produtos, como impressoras, videoprojetores, scanners e impressoras para automação comercial. A estratégia é mostrar que a marca tem tecnologia no seu DNA.
Como foi 2014 para a Epson?
Foi um ano bom para a marca. A Epson está acabando de inaugurar uma nova linha de produção e estamos apostando em expansão de mercado. Estamos lançando uma linha de projetores, que fica em Manaus (AM), e essa produção local vai nos possibilitar ser mais competitivos. Essa unidade de Manaus, que foi inaugurada no dia 15 de outubro, vai ser responsável pela produção de videoprojetores. Já na unidade de Barueri, na Grande São Paulo, são produzidas as impressoras matriciais e as impressoras convencionais e térmicas.
Quais as expectativas para o ano de 2015?
A Epson é uma empresa que tem tecnologia em seu DNA e o objetivo de desenvolver soluções inovadoras para problemas complexos que trarão mudanças positivas na maneira como vivemos e trabalhamos. Nosso plano para 2015 é lançar produtos nas principais categorias em que trabalhamos, como impressoras; videoprojetores; scanners; impressoras para automação comercial; impressoras de grande formato, tanto para comunicação visual como para impressão em tecido; e lançar novas categorias de produtos como os óculos inteligentes Moverio, que são uma nova forma de ver o mundo e podem ser utilizados em aplicações comerciais, de entretenimento ou de profissionais que se beneficiam da tecnologia de realidade aumentada; ou também os produtos vestíveis (wearables) – como os relógios de sensoriamento, utilizando o background tecnológico da Epson de sensoreamento de posição e sinais vitais, assim como a tecnologia de semicondutores para alavancar resultados nos esportes e na saúde.
Qual é o market share da marca hoje?
Teria que falar por linha de produto. Por exemplo, em videoprojetor nós temos mais de 50% de share – somos líderes mundiais neste segmento. Em impressora, nós medimos o share em valor e conseguimos dobrar de 2012 até agora com o lançamento da impressora tanque de tinta da linha Ecotank.
E como funciona essa nova linha da marca?
A impressora Ecotank vem com um tanque de tinta que possibilita ao consumidor enchê-la com uma garrafa de 70 ml. Isso dá uma autonomia bem grande, pois, com um tanque de tinta, você consegue imprimir 4 mil páginas. Ela é bem mais econômica do que uma linha similar de cartucho, por exemplo. O nosso foco com a Ecotank é em quem tem um trabalho razoável de impressão. Mas nós continuamos com a linha de cartuchos, isso não mudou em nada. No entanto, a Ecotank é a impressora que tem um valor agregado maior, um preço um pouco mais elevado, mas em compensação é mais econômica que as demais.
Com quais públicos vocês conversam?
A Epson tem um mercado B2C, principalmente de impressoras e de videoprojetores, onde você pode comprar para a sua casa ou para um pequeno negócio, escritório, home office, entre outros segmentos. Também temos um mercado B2B de projetores profissionais, de projetores que são utilizados para educação, impressoras de grande formato de linha têxtil, fotógrafos, scanners de fotografias e de documentos. Então, o mercado B2B tem segmentos diferentes, mas temos mais ou menos uma equivalência. O nosso negócio é dividido quase meio a meio entre B2C e B2B.
Como foi a campanha da Ecotank?
Fizemos uma campanha da linha Ecotank, que é uma marca global e foi pesquisada bastante nos Estados Unidos, na Ásia e na Europa, e o mesmo nome vai ser utilizado em todo o mundo. Procuramos, com a marca Ecotank, passar a proposta de valor do produto, que é a economia e a conveniência de ter um tanque de tinta para ter autonomia de impressão e a baixa frequência de compra de tinta. Então, é um tanque que te dá economia. Essa campanha terminou no último dia 31 e o nosso objetivo foi gerar demanda. A campanha teve como slogan “Ecotank: tanque cheio, carro zero”, já que demos um Volkswagen Up! zero e cem tanques de gasolina. A proposta foi essa: você ganha um carro econômico, você ganha tanques de gasolina. A agência responsável pela campanha foi a Mega, de São Paulo. Nós tivemos spots em rádios de 10 regiões metropolitanas, jornal Metro de São Paulo e Rio de Janeiro, internet e estamos também em 15 canais fechados. Neles, a nossa campanha foi mais institucional, mas falando também da linha Ecotank.
Também está inserido nessa campanha o “Desafio Ecotank”.
Nesse desafio queremos mostrar aos consumidores a conveniência de não ter que comprar tinta porque o fato de carregar a impressora fica mais difícil em casos de regiões mais remotas. Então, estamos mandando essa impressora para lugares de difícil acesso da América Latina e da Antartida, por exemplo. No Brasil, estamos cobrindo o Projeto Tamar. Temos cinco impressoras Ecotank em cinco unidades do projeto – Ubatuba, Fernando de Noronha, Praia do Forte, Sergipe e Alagoas. Nosso intuito, ao mandá-las para esses lugares, foi mostrar como é conveniente ter uma impressora para a qual você não precisa comprar tinta com frequência e que tem um custo muito mais em conta que as demais. Eles estão usando de várias formas, tanto na área administrativa para imprimir documentos, quanto para imprimir fotos para comercializá-las com as pessoas que estão visitando o local.
Como vocês querem que o mercado enxergue a Epson?
A Epson é uma empresa inovadora. Ela tem a filosofia de trabalhar somente com tecnologia proprietária e tem mais de 10 mil patentes no mundo. A Epson, por possuir essa tecnologia proprietária, tem o foco bastante em digital e nós queremos mostrar para o mercado a inovação nessas áreas. Então, a marca Ecotank, por exemplo, é um pouco para trazer essa imagem de que está preocupada com o consumidor, trazendo produtos que fazem sentido para ele e sempre trazendo inovação para o mercado.
E qual é o caminho para atingir esse objetivo?
O primeiro passo foi pesquisar o mercado para ver o que o consumidor quer e trazer cada vez mais produtos que atendam essa necessidade e que tenham, claro, um custo acessível.
Como funcionam as tecnologias da marca?
Em videoprojetor, nós trabalhamos com a tecnologia 3LCD. Quando nós estamos em feiras e eventos, nós fazemos um desafio da imagem, que é mostrar o nosso projetor com tecnologia 3LCD ao lado do projetor da concorrência. E, quando nós fazemos esse teste, mais de 90% das pessoas entrevistadas falam que a melhor imagem é a do 3LCD. Ou seja: nós estamos trazendo tecnologia e explicando para o mercado o benefício de tê-la.
A Epson, conhecida por suas impressoras para residências e escritórios, atua também no segmento da indústria. Como tem sido esse movimento?
A linha da Epson é muito ampla, e além de impressoras para uso doméstico também temos produtos para uso industrial com aplicações em comunicação visual, etiquetas industriais, plantas de engenharia, etc. Todos estes segmentos requerem alta qualidade de impressão, principalmente o de provas de cor, que substitui o antigo fotolito, e nossa qualidade de impressão é um grande diferencial. Por isso a Epson é líder disparada, com mais de 80% de mercado no segmento de provas de cor e impressão fotográfica. Seguindo sua vocação inovadora, a Epson lançou em 2013 uma linha de impressoras para tecidos utilizando a tecnologia de sublimação e também a impressão direta. A linha de sublimação foi desenvolvida a partir da necessidade que identificamos no mercado brasileiro e hoje já é um produto global, onde oferecemos solução completa, com impressoras, papéis e tintas especiais.
A Epson vem apoiando cultura e moda nos últimos tempos. Quais são os projetos de destaque que a companhia apoiou?
Para marcar o lançamento da linha de impressão em tecidos, participamos na versão 2014 do São Paulo Fashion Week, patrocinando o desfile do Lino Villaventura, renomado estilista brasileiro, que utilizou em seu desfile peças sublimadas com estampas exclusivas. Esta ação teve tanto sucesso e repercussão positiva para a marca que acabou se transformando em um programa de marketing global, e nossa próxima ação será a participação no NYFW em 10 de fevereiro de 2015, inclusive levando a jovem estilista Mariana Morrell, aluna do IED e atualmente estilista da marca internacional John John.
Recentemente, a Epson lançou no Japão um óculos inteligente. Quais são as novidades desse produto?
Esta é mais uma inovação da Epson. O Moverio é um óculos inteligente que junta as funções de entretenimento e acesso à informação. O consumidor pode navegar na internet ou assistir vídeos, sendo que a imagem é projetada nas duas lentes, dando a impressão de que se assiste ao filme num telão privativo. O som, que também é muito bom, completa o sistema e faz o usuário realmente se sentir como participante da ação. Os comandos são acionados através de um controle, que funciona como uma espécie de mouse, bastante sensível e fácil de usar. Mas o Moverio também tem aplicações profissionais, como por exemplo auxiliando os médicos em cirurgia, pois ele tem câmeras de alta resolução acopladas. As possibilidades de utilização deste produto são realmente muito interessantes.