Equipamento permite distribuição autônoma de amostras e brindes nos PDVs

Divulgação

A Amostrix traz ao mercado brasileiro uma ferramenta de marketing que permite a possibilidade de trabalhar com sampling interativo. A empresa realizou projeto piloto com o Sam’s Club entre julho e agosto e, agora, anuncia que estará nas 27 lojas da rede.

A ideia básica é a distribuição autônoma de amostras e brindes nos pontos de venda (PDVs). O cliente, por meio de um cartão da loja ou do número de seu CPF, se identifica no equipamento instalado e recebe o produto na hora. Além de servir como um ponto de contato entre consumidor e marca/produto, a máquina possibilita ao fornecedor difundir vídeos e imagens por meio de seus três monitores.

De acordo com Fernando Ribeiro, fundador e CEO da Amostrix, a tecnologia e o equipamento são inéditos no Brasil. “Os resultados das ações refletem diretamente em aumento do awareness, bem como das vendas. Entendemos que esses atributos constituem um diferencial bastante claro para o marketing no varejo. Por conta disso, temos excelentes expectativas com relação à Amostrix, pois público brasileiro é receptivo a novidades. Essa percepção é oriunda dos anos de trabalho que tive no segmento de varejo e na boa aceitação que a proposta vem tendo”, ressalta.

egundo ele, nesse período de experimentação, foram entregues mais de 30 mil amostras com campanhas da Amostrix. Os resultados foram altamente positivos, com aumento de vendas entre 48% e 139% para as marcas envolvidas. Nesse período, exclusivamente no Sam’s Club, foram atendidos clientes como Kimberly Clark, Nestlé Purina, EverGreen e Petitos. A maior campanha foi para a marca Huggies, da Kimberly Clark. Durante uma semana em outubro (ainda em caráter experimental), em sete lojas do clube de compras, foram distribuídas 10 mil amostras de lenço umedecido.

A Amostrix trabalha com dois canais de distribuição: Alimentar, englobando supermercados – nesse caso, ainda exclusivamente no Sam’s Club, com campanhas em andamento; e Especializado, que deve ser iniciado em breve, abrangendooutros segmentos dovarejo como, por exemplo, pets, perfumes/beleza, vestuário, materiais de construção, entre outros. De acordo com Fernando Ribeiro, a expectativa da empresa para 2019 é atingir mais de 1 milhão de amostras no parceiro atual e em novos canais especializados que serão abertos.

O ciclo de funcionamento do equipamento interativo de sampling é semanal, ativo em todas as 52 semanas do ano. Além disso, a operação envolve uma logística dinâmica. A indústria entrega à Amostrix os produtos que serão distribuídos gratuitamente. Então, a empresa fica responsável pela distribuição das amostras e abastecimento interno das máquinas de sampling nos PDVs onde a ação será realizada. A tecnologia permite variações de um item na mesma ação, por exemplo, com sabores e essências diferentes.

Por ser móvel, o aparelho pode ser instalado nos corners de diversos setores dentro das lojas, de acordo com a promoção. Além disso, mais de um equipamento pode ser instalado na mesma loja. Apesar de a finalidade principal ser a distribuição de amostras e brindes, o equipamento também possibilita ações que envolvem a impressão de cupons de desconto, e está em desenvolvimento uma funcionalidade ligada ao sistema de “Compre e Ganhe”. Os clientes ainda terão à disposição relatórios analíticos sobre conversão de compra e/ou aumento de vendas.