Num mercado comoditizado como o de matrículas nas universidades, Reinaldo dos Santos Lopes, sócio da agência Escala, anunciou que não participará da concorrência para continuar como fornecedora da Universidade Metodista de São Paulo.
A Escala atendia a conta há sete anos, porém, nos últimos dois anos, a Reitoria da Metodista decidiu criar o processo licitatório, por conta da ampliação da rede para oito estados brasileiros. “Ganhamos as duas concorrências, e nessa terceira resolvemos não entrar porque atendemos a conta há bastante tempo e não achamos justo colocar nosso trabalho estratégico em questão”, afirmou Lopes ao PropMark.
Na edição de 2010 do edital concorreram 12 agências, algumas de outros estados e as multinacionais atuantes em São Paulo, sendo a Escala vencedora para atendimento em publicidade e propaganda de toda a rede de universidades.
Gerente de Comunicação da Metodista, Ana Claudia Braun Endo esclarece que a Escala foi comunicada do procedimento, em 2010, inclusive que o edital visa atendimento anual, para segundo semestre de 2011 e primeiro de 2012. “Estamos super bem com a Escala. O trabalho é excelente, mas nos últimos dois anos estamos fazendo o processo de edital porque nos tornamos rede em oito estados, cada um com sua agência local. Então, fez-se necessário igualar as condições para que todas pudessem participar”.
O corpo diretivo da instituição lamenta a renúncia da Escala. “É uma pena que eles não queiram continuar com a gente, pois eles têm um know how incrível sobre a rede. A cada ano os desafios se ampliam e renovam, mas respeitamos essa posição”.
A apresentação das propostas está prevista para a próxima semana, na segunda-feira, dia 28. A gerente acredita que sete grandes agências participarão da licitação, mas não quis informar os nomes e o valor do contrato.
Atualmente estão sendo veiculadas peças da campanha de vestibular e cursos de ensino à distância, desenvolvidas pela Escala, que atende a Metodista até o final do semestre nas praças de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.
Já em abril, a instituição receberá propostas de agências para comunicação de seus oito colégios. “Estamos finalizando briefings e a concorrência será feita até maio. Nesse caso, cabem agências de menor porte que tenham condições de atender as unidades localmente”, informa Ana Claudia.
por Perla Rossetti